Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 24/09/2018 13:45 - Atualizada em: 24/09/2018 21:22
Procedimento pioneiro para desobstrução de artérias das pernas foi realizado no Vaz Monteiro
O procedimento foi realizado neste final de semana com sucesso

Esta foi a primeira vez que este tipo de procedimento foi realizado na região. Fotos: HVM

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

No sábado, dia 22, uma paciente de 60 anos foi admitida no Hospital Vaz Monteiro (HVM) com entupimento grave de segmentos arteriais de sua perna esquerda, desde a coxa, com riscos de falta de circulação (isquemia), muita dor e desconforto.

Artérias são vasos que levam o sangue oxigenado vindo do coração para os diversos órgãos e membros superiores (braços) e inferiores (pernas).

Foi feito o estudo hemodinâmico (cateterismo) pelo médico Dirceu Barbosa Dias Sobrinho e constatou-se oclusão total da artéria femoral superficial desde sua origem.

Procedeu-se então a angioplastia do segmento arterial afetado, utilizando-se balão seguido de implante de um stent de última geração, chamado Supera, que tem como característica sua forma piramidal permitindo maior maleabilidade e conformação arterial para suportar grande carga de força e pressão, já que suas hastes são mais finas. É a primeira vez que se utilizou esse novo tipo de prótese arterial em Lavras.

"O sucesso do procedimento ficou evidente em seguida, já que a paciente parou de sentir as dores que tanto a afligiam e o fluxo sanguíneo em todo o segmento afetado melhorou" disse Dirceu Barbosa.

Esse tipo de cirurgia percutânea, que não demanda abertura ampla para abordagem do problema, apenas acesso por punções arteriais, só pode ser realizado por profissionais capacitados e em salas de hemodinâmica com tecnologia para manuseio e implante com segurança de materiais desse tipo.

"É uma grande satisfação podermos, no Vaz Monteiro, oferecer mais esse avanço aos pacientes que nos procuram, sejam de Lavras ou das cidades vizinhas" afirmou o coordenador do Serviço de Cardiologia, Cirurgia Cardíaca e Hemodinâmica da instituição, o médico Marcos Cherem.

    

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras