Uma atitude que tem reflexo na vida de todo o mundo foi tomada pela direção do Aeroclube de Lavras - reciclar o lixo. Foto: Jornal de Lavras
Clique aqui e acesse o MANICÔMIO desta semana
O Aeroclube de Lavras está passando por um processo de melhoria devido ao seu crescimento, isso obrigou seus diretores a desenvolverem uma série de atividades e tomar algumas atitudes, algumas simples, mas de grande importância, como por exemplo, reciclar o lixo produzido por aquela entidade.
Foram instalados quatro recipientes para coletar papéis, metais, plásticos e vidros, que serão depois entregues na Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acamar). A medida é simples, mas representa muito para o meio ambiente.
Segundo o comandante de aeronaves Walter José Pires, o lixo antes era colocado dentro de um tambor, depois queimado, produzindo gazes tóxicos que atingiam a atmosfera e se espalhavam no ar que respiramos.
Walter Pires disse que o Aeroclube de Lavras recebe, freqüentemente, crianças das escolas de Lavras e da região e que mostrar para elas que aquela escola de pilotagem tem responsabilidade e respeito ao meio ambiente é muito importante.
Para o comandante Walter Pires o lixo é um assunto que diz respeito a todo ser humano, tanto no plano individual como no coletivo. Para ele, ações locais podem ter conseqüências globais. Os resíduos produzidos em um determinado lugar e lançados em um curso d'água podem contaminar outros locais, pois são geralmente carreados pela enxurrada, depois cai num córrego e acaba num rio.
Da mesma forma, queimar lixo libera gases tóxicos que atingem a atmosfera e se espalham pelo planeta, produzindo alterações climáticas e doenças respiratórias e cutâneas.
O lixo enterrado pode contaminar o solo e acabar atingindo o lençol freático. "Nós do Aeroclube de Lavras achamos que a melhor maneira seria mesmo reciclar o lixo que produzimos aqui, é uma ação simples, mas de grande efeito", disse o comandante Walter Pires.
Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras