Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 15/09/2018 20:36 - Atualizada em: 16/09/2018 14:32
Lavras e o povo pernambucano estão de luto: morreu Eudes de Souza Leão Pinto
Imagine Lavras hoje sem a Universidade Federal, o que seria. Se Lavras é o que é hoje por causa da Ufla deve-se muito a ele

Professor Eudes de Souza Leão Pinto, em uma de suas visitas a Lavras onde foi homenageado pela Universidade Federal de Lavras, inclusive com o título de Doutor Honoris Causa. Fotos: Ascom/IUfla

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Faleceu hoje, sábado, dia 15, no Hospital Português, na Região Central do Recife, em Pernambuco, Eudes de Souza Leão Pinto, com 98 anos.

Foi ele que na década de 1960 veio a Lavras cumprir a determinação do Ministério da Educação, no governo do então presidente João Goulart (1961-1964), de fechar a Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal). Aqui chegando, conheceu a realidade dos professores, alunos e servidores da instituição e atendeu ao clamor de todos em não cumprir a determinação do Ministério da Educação.

O professor Eudes descumpriu a ordem e manteve a Escola Superior de Agricultura de Lavras em atividade, assumindo a responsabilidade pelo não cumprimento da Portaria Ministerial. Em decorrência de seu gesto, a Escola Superior de Agricultura de Lavras foi federalizada em 1963 e hoje se tornou uma das maiores universidades do Brasil e da América Latina.

O professor Eudes foi quem "deu de beber aos sertanejos pernambucanos", quando foi Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio de Pernambuco, no governo de Etelvino Lins, entre 1952 a 1955: foi responsável pelo projeto que levou água ao sertão pernambucano através do Plano de Sistema de Canais Sobradinho-Moxotó. Eudes era engenheiro agrônomo, professor aposentado da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), rotariano ativo e escritor.
Durante sua vida foi um colecionador de homenagens, recebeu honrarias da Embrapa, Assembleia Legislativa de Pernambuco, Ministério da Educação, Governo de Pernambuco, Academia Pernambucana de Ciências, Câmara Municipal do Recife, Doutor Honoris Causa da Universidade Federal Rural de Pernambuco e muitos outros, inclusive o Pró-Ecclesia Et Pontífice", concedido pelo Papa João Paulo II.

Em Lavras foi homenageado diversas vezes. Recebeu a Medalha do Centenário da Ufla, em 2008, e o título de Doutor Honoris Causa, outorgado em sessão solene do Conselho Universitário (CUNI) em 2012. Também em 2012 foi agraciado pelo Rotary Club de Lavras com a insígnia de Companheiro Paul Harris e o título de Sócio Honorário. A ele foi concedido o título de Cidadão Honorário de Lavras, pela Câmara Municipal.

O reitor da Universidade Federal de Lavras, professor José Roberto Soares Scolforo, lamentando a morte do professor Eudes, disse que ele será lembrado na Instituição pela sensibilidade, sabedoria, coragem e postura visionária. "Sua iniciativa da década de 1960 será sempre um estímulo e um exemplo para nós no presente e no futuro, motivando-nos a lutar ainda mais pela evolução da Ufla, de forma a dignificarmos a todos que acreditaram no potencial desta Instituição. Ele deixou a esta Universidade um ensinamento precioso de zelo pela educação e atenção às necessidades do povo", disse Scolforo.

O corpo do professor Eudes foi velado na tarde deste sábado na capela central do cemitério Morada da Paz, na cidade de Paulista (PE) e sepultado às 19h de hoje. Ele deixou filhos, netos, bisnetos, amigos, saudade e uma Lavras e seu povo eternamente gratos a este grande benfeitor.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras