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Publicada em: 14/09/2018 15:58 - Atualizada em: 15/09/2018 10:43
Obra de duplicação da Ponte Branca de Lavras começa em dez dias
A primeira fase da obra será executada fora da faixa de domínio da FCA, será na rua Naná de Pádua e avenida Michel Mansur

O secretário de Obras Talles Silva Monteiro esteve na tarde de ontem vistoriando o local onde será construído o serviço de captação de água pluvial, a primeira fase do projeto de duplicação

 

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A duplicação da ponte sobre a linha férrea na rua Naná de Pádua, no bairro Cascalho, local conhecido como "Ponte Branca", vai começar em dez dias, a previsão de término da obra é de nove meses a contar a partir do dia 24, quando terá início o serviço. A obra será executada pela Construtora Padova e com recursos próprios da Prefeitura de Lavras, sem verbas parlamentares ou outros recursos. A obra está orçada em pouco menos de R$ 1,3 milhão.

A ponte existente também terá modificações, ela terá ganho em sua largura, pois os dois passeios que estão em suas laterais serão demolidos, um novo passeio será construído na ponte existente, ele seguirá o alinhamento dos passeios das edificações da rua, será uma estrutura construída do lado de fora da ponte.

Outra modificação será o guarda-corpo, o que existe tem cerca de 80 centímetros de altura, não oferece segurança aos pedestres. O novo guarda-corpo terá mais de 2 metros de altura e será curvo para dentro, isso para evitar que alguém suba no guarda-corpo, esta estrutura é conhecida como "anti-suicídio". 

A nova ponte será emendada com a velha, se tornando uma única passagem de duas mãos. No dia 24 deste mês terá início a primeira fase da obra, a construção de drenagem pluvial das cabeceiras, serão construídos bueiros, sistema de captação de água pluvial e de lançamento, esta obra será na rua Naná de Pádua e avenida Michel Mansur, o que obrigará uma interrupção do trânsito naquele trecho.

Esta obra inicial será fora da faixa de domínio da FCA (Ferrovia Centro-Atlântico). O início da construção dos pilares da ponte será após a aprovação dos projetos elaborados pela Construtora Padova. A Prefeitura de Lavras, através do Departamento de Engenharia da Secretaria Municipal de Obras entregou a Construtora um projeto básico e a partir dele, o projeto definitivo foi elaborado, ele está com a FCA para análise e aprovação.

A duplicação da ponte será mais rápida que a duplicação da passagem sob a linha férrea na Zona Norte, inaugurada em 2014 pelo ex-prefeito Marcos Cherem. Na Zona Norte o trabalho de duplicação foi mais demorado porque a linha férrea é uma via ativa, com grande movimentação de trem de cargas, a obra era paralisada por 15 minutos durante a passagem das composições e isso se repetia diversas vezes ao dia.

Já a duplicação da Ponte Branca será mais rápida, isso porque a linha férrea está desativada há anos e sem a movimentação de trens não existe necessidade de paralisação da obra.

A duplicação da "Ponte Branca" vai desafogar o trânsito na avenida Perimetral, já que é uma opção para quem vem da Zona Sul no sentido Universidade Federal de Lavras (Ufla): o motorista segue pela Naná de Pádua até a avenida Álvaro Augusto Leite, depois segue até a avenida Duque da Rocha que leva até o portão do SindUfla, no campus da Universidade.

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