Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 13/09/2018 10:23 - Atualizada em: 13/09/2018 16:07
Cemig alerta para cuidados com as instalações elétricas em casa
Moradores podem colaborar realizando manutenção em suas residências

Foto ilustrativa

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Para evitar danos à instalação elétrica das residências no período chuvoso que se aproxima, a Cemig chama a atenção para os cuidados que devem ser observados por toda a população no período de estiagem. Os moradores devem aproveitar o período seco para realizar manutenção no telhado e fiação elétrica de suas casas, evitando deixar fios expostos ou desencapados ao alcance de crianças.

Em locais elevados e sobre telhados, além do risco de queda, o cuidado com a instalação de antenas de tv deve ser observado respeitando a distância de segurança da rede elétrica. "É importante instalar corretamente a antena e manter distância segura da rede elétrica para evitar que a incidência de ventos ou mesmo um desequilíbrio corporal durante o manuseio venha lançar a antena sobre a rede elétrica", ressalta o engenheiro da Cemig, Harrison Gonçalves.

Outra recomendação é conferir se as calhas e rufos estão devidamente fixados, evitando que o vento arremesse esses materiais sobre a rede elétrica e venham causar acidentes que podem deixar bairros e até cidades inteiras sem energia. Passados alguns meses sem a incidência frequente de chuvas, é recomendável limpar as calhas e rufos, retirando folhas e outros objetos. "Caso não consiga escoar pela calha, a água das chuvas pode transbordar pelas paredes, atingir a instalação elétrica da casa e causar curto-circuito", acrescenta Harrison. 

No período seco a Cemig intensifica uma série de ações para garantir a qualidade do fornecimento de energia. Toda a rede elétrica passa por inspeções preventivas visando identificar os pontos que devem receber reparos. "Fazemos esse trabalho agora, durante a estiagem, para reduzir as ocorrências na época das chuvas, que é um período mais crítico para o fornecimento de energia", destaca o engenheiro.

A partir do resultado das inspeções, a empresa está realizando neste mês serviços de manutenção e limpeza da rede elétrica que atende seus consumidores. Os trabalhos envolvem a correção preventiva de equipamentos instalados na rede elétrica, poda de árvores em contato com a fiação e retirada de objetos estranhos que são lançados sobre os fios, como pipas e calçados.

Cuidado com a rede elétrica nunca é demais. A Cemig destaca alguns procedimentos básicos de segurança que devem ser adotados:

· Nunca instale antenas de TV e rádio debaixo ou próximo da rede elétrica e esteja certo de que elas não irão tocar os fios em caso de queda.

· Antecipe à chegada das chuvas. Realize limpeza de calhas e rufos durante o período seco e certifique-se de que eles estejam bem fixados, sem risco de serem projetados sobre a rede elétrica em caso de vendaval.

· Ao manusear trilhos de cortinas ou qualquer objeto semelhante, fique atento para que eles não saiam pelas janelas e encostem nos cabos.

· Não faça "gatos" ou instalações clandestinas. Além de ilegais, eles sobrecarregam o sistema elétrico e podem provocar acidentes. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras