Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 21/08/2018 16:38 - Atualizada em: 21/08/2018 21:54
Levantamento apontou baixo índice de Aedes aegypti em Lavras
A constatação foi feita após um levantamento realizado em campo nos dias 6 a 10 deste mês

Trabalho preventivo muito contribuiu para a redução do mosquito em Lavras. Foto: Ascom/PML

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Foi realizado entre os dias 6 e 10 de agosto pelo Departamento de Situação e Promoção da Saúde da Vigilância em Saúde, o Levantamento do Índice Rápido de Aedes aegypti em Lavras. Trata-se de um Levantamento Amostral na zona urbana e rural para se determinar a população do mosquito no município.

Em Lavras, o resultado deste trabalho foi de "0,2" o que de acordo com o Ministério da Saúde é um número baixo de mosquitos. De acordo com a assessoria do Departamento de Vigilância em Saúde, "esse resultado demonstra que o trabalho está no rumo certo". Ainda de acordo com a assessoria, "desde o início de 2017, a gestão municipal vem realizando diversos mutirões em todos os bairros de Lavras, com a retirada de materiais que podem vir a ser criadouros de mosquitos, além de ações de educação e orientação. Isso também é mérito da população, que deu passos no que tange à prevenção, combatendo a proliferação do Aedes".

"Não podemos esquecer que isto nos diz que devemos melhorar ainda mais este trabalho entre população e vigilância em saúde de Lavras, pois temos municípios muito próximos com altos índices de Aedes, inclusive com mortes por dengue este ano. Por isso, queremos contar com o esforço de cada cidadão para manter sua residência livre de criadouros e assim evitarmos epidemias que tanto sofrimento traz à comunidade", enfatizou Rafael Martins Júnior, chefe de Departamento.

A melhor maneira de prevenir é aumentar a vigilância, eliminando os possíveis criadouros do Aedes. Para isso devem ser tomados alguns cuidados, como: manter o lixo em recipiente fechado, disponibilizando-o para recolhimento pela Limpeza Urbana, jamais descartar qualquer material que possa acumular água nos quintais, ruas ou lotes vagos, manter a caixa d'água sempre limpa e totalmente tampada, manter calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas, eliminar pratos nos vasos de plantas, verificar os bebedouros de animais e manter as piscinas devidamente tratadas e tampadas.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras