Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 18/08/2018 15:41 - Atualizada em: 19/08/2018 20:22
Procedimento cardíaco inédito no Sul de Minas foi realizado no Hospital Vaz Monteiro
Este foi mais um procedimento realizado com sucesso pela equipe de Cardiologia e Hemodinâmica no Hospital Vaz Monteiro

O procedimento cirúrgico foi realizado num paciente de apenas 5 anos, este foi o primeiro no Sul de Minas e um dos poucos já realizado no Estado

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Lavras tem novos motivos para se orgulhar do trabalho desenvolvido por uma das mais tradicionais instituições filantrópicas da cidade, o Hospital Vaz Monteiro.

No último dia 16, a equipe de Cardiologia e Hemodinâmica, coordenada pelo médico Marcos Cherem, realizou mais uma cirurgia percutânea, dessa vez em um paciente de apenas 5 anos, que resultou no fechamento com sucesso de uma Comunicação Interventricular (CIV). Foi o primeiro procedimento do tipo realizado no Sul de Minas e um dos poucos já feitos em todo o estado. Desde 2009 já foram executados mais de 7.000 procedimentos em cardiologia intervencionista no Vaz Monteiro, inclusive pelo SUS, resultando no diagnóstico e tratamento de doenças das coronárias, aneurismas de aorta, arritmias cardíacas, aneurismas cerebrais, doenças cardíacas congênitas, entre outras.

Segundo o médico Marcos Cherem, "as intervenções percutâneas tem como característica principal o maior conforto para o paciente, pois ao invés de se abrir toda a cavidade torácica ou o abdome, como é feito em cirurgias tradicionais, a cirurgia por essa técnica mais avançada é realizada através de simples punções venosas e arteriais, sem a necessidade de sequer 'dar pontos' ao final dos casos".

"Isso evita dores excessivas, reduz o tempo de internação (em média de apenas 48 horas) e o risco de infecções hospitalares. Além disso, poder fazer esse procedimento em Lavras, ao invés de ter de se dirigir a São Paulo ou Belo Horizonte, é uma grande facilidade para nossa população" prosseguiu o cardiologista.

Fizeram parte da equipe que executou o procedimento, além de Marcos Cherem, os médicos Carlos Eduardo Bernini, Dirceu Dias Barbosa Sobrinho e Ricardo Gama de Oliveira.

Filantrópico, com cerca de 75 anos de existência, o Hospital Vaz Monteiro atende, em seus 100 leitos, 70% de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e vem cobrindo uma lacuna causada pela falta de credenciamento para procedimentos de alta complexidade na microrregião de Lavras. Através de parcerias com os municípios, desde 2017 já foram realizadas mais de 30 cirurgias cardíacas e centenas de cateterismos, angioplastias e implantes de marcapassos em pacientes do SUS que, de outra maneira, esperariam vários meses para conseguirem vagas em outras cidades referenciadas.

"Acreditamos que o trabalho honesto, sério, voltado para o bem estar da comunidade sempre gera bons frutos para todos. A equipe de Cardiologia do Vaz Monteiro conta atualmente com 8 cardiologistas clínicos, 1 hemodinamicista, 1 cardiologista pediátrica e estamos recebendo agora mais 1 arritmologista para se juntar ao grupo fixo da instituição. Ainda atuam aqui profissionais convidados que vêm de Campinas, Belo Horizonte, Varginha, Pouso Alegre e que se mostram animados com a estrutura física e tecnológica que conseguimos construir ao longo dos últimos anos" completou Marcos Cherem.

Equipe médica responsável pelo procedimento cirúrgico inédito no Sul de Minas

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras