Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Furto e Roubo /


Publicada em: 21/08/2018 22:02 - Atualizada em: 22/08/2018 10:19
Polícia Militar orienta sobre prevenção ao roubo de aparelhos celulares
Atualmente, a grande maioria dos roubos a transeuntes envolvem aparelhos celulares

Foto ilustrativa

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Justamente pelo fato de muitas pessoas andarem distraídas com eles nas mãos, aliado ao alto valor dos aparelhos atuais, os celulares se tornaram o alvo preferido dos infratores. Atualmente, a grande maioria dos roubos a transeuntes envolvem aparelhos celulares. O crime muitas vezes ocorre enquanto a vítima faz uso do aparelho em via pública, ou o transporta de forma a ser visto por qualquer um, principalmente no período noturno.
 
Para tentar reduzir o número de casos de roubo, a Polícia Militar vem desenvolvendo operações e reforçando o policiamento ostensivo, direcionado aos locais de maior incidência de roubo. 
 
A PM orienta a comunidade a ter cautela quanto ao uso do celular em via pública, bem como seu transporte pois não são raras as vezes em que vemos pessoas manuseando o aparelho enquanto anda, totalmente alheio ao que ocorre em sua volta, sendo assim um alvo fácil para a ação de criminosos. E ressalta: "não estamos  dizendo que a culpa é da vítima, mais sim, que pequenas atitudes, se observadas, podem evitar um mal maior".
 
Atualmente, a PM tem um programa chamado "Celular Seguro", no qual todos podem gratuitamente cadastrar seus aparelhos, o que facilita a sua recuperação em casos onde ele está em posse de infratores que são abordados durante as operações. Essa ferramenta já ajudou muita gente a recuperar seu celular. 
 
Em casos de roubo é importante acionar a PM via 190 o mais rápido possível, passando as características dos autores ou suspeitos, sentido em que fugiram, além do meio de transporte usado. Caso desconfie ou tenha conhecimento de pessoas que agem desta maneira, denuncie também pelo telefone 181 ou, no caso de urgência, pelo telefone 190.
 
Dicas de segurança:
 
- Evite caminhar desacompanhado e em ruas desertas no período noturno. Sempre que sair de algum estabelecimento, procure por pessoas que irão na mesma direção que você.
 
- Durante o deslocamento, olhe para os lados. Tenha especial atenção às pessoas à sua volta.
 
- Não carregue seu aparelho celular no bolso das calças e bermudas enquanto estiver no trajeto, procure condicioná-lo em locais imperceptíveis.
 
- Cuidado ao atender o celular nas ruas e grandes centros comerciais
 
- Não pare para atender pedidos que lhe despertem desconfiança
 
- Ao pressentir a aproximação de estranhos, entre em um local habitado
 
- Fique atento ao passar por cruzamentos e esquinas para não ser surpreendido.
 
- Se for rendido fique calmo, não faça movimentos bruscos. Evite gritar ou discutir. Sua vida vale mais que seu aparelho celular.
 
 
.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras