Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 23/07/2018 17:49 - Atualizada em: 23/07/2018 22:39
Macuco de Minas realizou a sua tradicional Festa do Carro de Boi no domingo - veja fotos
O canto das rodas maciças do carro de boi já foi tema de música de Tonico e Tinoco, e outras duplas sertanejas do passado

Fotos do leitor Ricardo Oswaldo de Oliveira

 

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

"O carro de boi lá vai gemendo no estradão, suas grandes rodas fazendo profundas marcas no chão, vai levantando poeira, poeira vermelha, poeira do meu sertão". Esta é uma das músicas mais conhecida do Brasil, ela foi interpretada por Inezita Barroso, Sérgio Reis, Pena Branca e Xavantinho, Padre Fábio de Melo, Daniel e tantos outros.

A letra fala do triste gemido das rodas deste meio de transporte primitivo, que ecoa pelo sertão, e ontem, domingo, dia 22, em Macuco de Minas, o que mais se ouviu foi esse som dos carros. Foi um domingo de festa naquela localidade, um dia de homenagem ao homem do campo, um dia de resgate da tradição de um meio de transporte primitivo que até hoje é usado em algumas localidades: o carro de boi.

O evento reuniu cerca de 72 carreiros do município e da região. A festa tem também seu lado religioso, uma missa foi celebrada pelo padre João Miguel, que está acostumado com aquele cantar do carro de boi, isso porque ele é natural de Macuco de Minas.

Após a celebração, os carros desfilaram pelas ruas do lugar sob os olhares de quase 5 mil pessoas de toda região. Há 32 anos é realizada a festa em Macuco de Minas, distrito de Itumirim, no quarto domingo de julho, é a "Festa de Carro de Boi, uma tradição que começou com um simples bate-papo, hoje atrai centenas de pessoas à localidade. Tudo começou em 1986, quando três produtores rurais, durante uma conversa na porta da Capela de São Sebastião, resolveram propor ao então pároco, padre José Fernandes Siqueira, a realização de um desfile de carros de boi. A proposta foi aceita com o apoio do sacerdote.

Hoje a festa é uma das mais conhecidas do Campo das Vertentes e também do Sul de Minas, já que turistas de diversas cidades comparecem no distrito todos os anos para ver e participar.

O leitor Ricardo Oswaldo Oliveira fez registros do evento. Clique nas miniaturas para ver as fotos em tamanho real ou, para ver todas na sequencia, clique no link SlideShow do lado direito da galeria:

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras