Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 18/07/2018 17:36 - Atualizada em: 19/07/2018 09:40
Tem início as celebrações do aniversário de Ribeirão Vermelho
Conheça alguns dos fatos que marcaram a história de Ribeirão Vermelho

Imagem do selo que será lançado durante as comemorações

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Tem início hoje, quarta-feira, dia 18, as comemorações dos 70 anos de Ribeirão Vermelho e, às 18h30, será reinaugurado o ginásio poliesportivo "Francisco Rodrigues da Silva", que foi inteiramente revitalizado. Segundo a prefeita Ana Rosa Lasmar, foram investidos naquela estrutura cerca de R$ 50 mil, recursos do próprio município.

Também será realizado hoje o lançamento do selo postal comemorativo ao septuagésimo aniversário da cidade.

Haverá também a abertura do tradicional Campeonato de Futsal de Bairros, que entra em sua 11ª edição. Ribeirão Vermelho tem uma rica trajetória esportiva onde se destacaram importantes atletas no Estado de Minas Gerais. O Campeonato de Futsal de Bairros que tem início na noite de hoje se estenderá até o dia 28 deste mês.

As celebrações comemorativas aos 70 anos da Emancipação Político-Administrativa de Ribeirão Vermelho se estenderão por todo o ano com diversas atividades até o dia 27 de dezembro.



Alguns fatos que marcaram a história de Ribeirão Vermelho

11/11/1873

A lei mineira número 1.982 concede privilégios por 50 anos a empresa de Estrada de Ferro & Cia., de que são concessionários os senhores: José R. Teixeira Guimarães e Luís de Oliveira; que a princípio, partiria da estrada D. Pedro II a Ribeirão Vermelho, em Lavras do Funil. Estava nascendo a Companhia Estrada de Ferro Oeste de Minas.

23/06/1875

Tem esta data um relatório imperial onde se discutia a melhor opção sobre a ligação da corte com o rio Grande na sua seção navegável. Assim aparece no texto direcionado ao imperador Dom Pedro II e ao Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas: "De qualquer estudo se conhece que a melhor e mais curta direção do Rio de Janeiro para a seção navegável do Rio Grande, que começa na Barra do Ribeirão Vermelho, no município de Lavras, deve partir da Estação de Ferro Dom Pedro II na estação da Barra do Piraí, atravessar o vale do Rio Preto e procurar o alto vale do Rio Grande, do lado ocidental da Mantiqueira, nas alturas do Bom Jardim".

19/12/1880

Tem início a navegação do rio Grande, com o vapor "Dr. Jorge", nome dado em homenagem ao Dr. José Jorge da Silva, o maior incentivador da navegação no rio Grande. A regularidade do transporte começou em janeiro do ano seguinte, com uma viagem semanal entre Ribeirão Vermelho a Cachoeira da Bocaina, no município de Piumhi.
O vapor contava com uma tripulação de 10 homens e possuía dois lanchões de madeira para o transporte de cargas, como: sal, couro, fumo, lenha, queijos e café; e um saveiro de ferro para o confortável transporte de passageiros.
Uma viagem durava em torno de um dia e meio até Piumhi e três dias de retorno. Algum tempo depois após o início de suas atividades, a empresa passou para a administração da Estrada de Ferro Oeste de Minas.
O vapor foi construído nos Estados Unidos por uma firma do Mississipi, veio para o Brasil onde foi montado por técnicos da indústria naval americana.

09/03/1881

O cônego Joaquim José de Sant'Anna, comendador da Ordem de Christo e vice-presidente da Província de Minas Gerais, concede ao Dr. José Jorge da Silva uma subvenção anual para que ele possa organizar a navegação do rio Grande, entre a barra do Ribeirão Vermelho e as imediações da Cachoeira da Bocaina.

14/04/1888

A estação ferroviária de Ribeirão Vermelho, da Companhia Estrada de Fero Oeste de Minas, é inaugurada com o nome de "Estação de Lavras". Também foi inaugurada neste dia a estação de Oliveira e iniciado o trabalho do prolongamento até ao alto São Francisco, pelos mesmos construtores do trecho São João Del Rei a Oliveira, Castro, Rocha & Companhia.
O primeiro agente da "Estação de Lavras" foi José Pedro e o primeiro guarda-chaves, Bernardo Loureiro Dias.

05/01/1897

Inaugura-se a Estação Ferroviária "Francisco Salles", da Companhia Estrada de Ferro Oeste de Minas, no quilômetro 42 do ramal Ribeirão Vermelho a Carrancas. A inauguração oficial se deu no dia 21 de janeiro daquele ano, 16 dias depois. O nome dado foi uma justa homenagem prestada ao Dr. Francisco Antônio de Salles, que foi, entre outros, presidente do Estado de Minas, cargo equivalente ao de governador, de 1902 a 1906. Em 1924 a estação Francisco Salles, na localidade da Coruja, mudou de nome e passou a chamar Estação de Itumirim.

12/09/1901

É criado o distrito de Ribeirão Vermelho, um trabalho incansável do português Antônio Teixeira de Oliveira, que chegou aquela localidade em 1890 quando se estabeleceu com um hotel e uma casa de material de construção.

02/02/1902

Começa a grande enchente do rio Grande que inundou todas às casas situadas nos pontos mais baixos da estação de Ribeirão Vermelho, subindo às águas além de um metro sobre a ponte da Estrada de Ferro Oeste de Minas, impedindo a passagem dos trens em Ribeirão Vermelho.

04/03/1907

Chega a Ribeirão Vermelho a ponte metálica adquirida na Europa pelo governador Francisco Salles, para ser montada sobre o rio Grande no lugar denominado Funil.
A antiga ponte de madeira teve sua construção iniciada em 1844 e, era coberta com telhas e nas extremidades havia dois lampiões de cada lado. Também era cobrado pedágio para o uso da mesma. Coube ao comendador José Esteve de Andrade Botelho a iniciativa de sua construção. Em 1906, com a grande enchente do início do ano, a velha ponte de madeira foi arrebatada e levada pelas águas barrentas do rio Grande.

28/11/1907

Conforme publicação no Diário Oficial da União, de 28 de novembro de 1907, fica autorizado o prolongamento de Ribeirão Vermelho a Lavras, a bitola de 0,76, do ramal férreo que ali termina, fazendo colocar um terceiro trilho no trecho da estrada, compreendido entre aqueles pontos.

12/02/1911

Em Ribeirão Vermelho, ocorre o falecimento de benemérito cidadão Joaquim Pereira dos Santos Braga, de nacionalidade portuguesa, que pode ser considerado como criador daquela progressista cidade.

17/07/1912

Morre em Bremen, Alemanha o Dr. Carlos Hollerbach, que durante muito tempo residiu em Lavras, onde fez muitos amigos.
O Dr. Hollerbach foi chefe de construções da Estrada de Ferro, sendo o responsável técnico das construções de pontes, cortes e outras edificações do ramal de Ribeirão Vermelho. Sua morte foi muito sentida em Lavras e Ribeirão Vermelho.

27/08/1914

Um incêndio de grandes proporções tomou conta de parte das oficinas da Estrada de Ferro Oeste de Minas, em Ribeirão Vermelho. As chamas só foram debeladas com a ajuda da população daquela localidade.

29/04/1917

Fundado no distrito de Ribeirão Vermelho o "Tiro Caetano de Faria – 361". Sua primeira diretoria ficou assim constituída: presidente, major Carlos da Costa Carvalho; vice-presidente, João Elias de Oliveira; diretor, professor José Ferreira de Carvalho; tesoureiro, José Mulat; secretário, Olavo Barbosa; vogais: Clyto Cleto Novaes, Amilcar Reis, Damaso Ramalho, Manoel José Agnello e Nicolau Esperança.
A comissão de contas foi formada dos seguintes cidadãos: Olavo Moreira, Heitor Barbosa e Adolpho Sanabio. O Tiro de Ribeirão Vermelho foi fundado pelo capitão Francisco Ribeiro de Carvalho.

01/01/1918

Em janeiro de 1918 Ribeirão Vermelho contava com um catálogo telefônico com dez assinantes:

Lista Telephonica de Ribeirão Vermelho
Seus assignantes

5 Antônio Modesto de Souza
12 Antônio Lopes Barbosa
4 Chucre & Murad
7 Francisco Modesto de Souza
8 Francisco Norberto de Andrade
6 Gandor Mansur (Fábrica)
9 Casa Ramalho
2 Manoel Moura Santos (Pharmacia)
3 Raul Mello
11 Gandor Mansur

22/11/1918

O Dr. Samuel Libânio, diretor de Higiene do Estado, envia a Ribeirão Vermelho, a pedido do Dr. Zoroastro Alvarenga, o médico Mello Nogueira, para atender os doentes da Gripe Espanhola, já que os médicos daquela localidade também haviam contraído o mal.

13/04/1919

Segundo a ata das apurações da eleição para Presidente da República em Lavras, Ribeirão Vermelho, Ijaci, Rosário, Itutinga, Carrancas, Luminárias e Ingaí, o candidato Epitácio Pessoa obteve 329 votos contra 261 de Rui Barbosa.
A votação ficou assim distribuída: cidade de Lavras: Rui Barbosa 85 votos, Epitácio Pessoa 114 votos; Ribeirão Vermelho: Rui Barbosa 27 votos, Epitácio Pessoa 54 votos; Conceição do Rio Grande (Ijaci): Rui Barbosa 29 votos, Epitácio Pessoa 25 votos; Rosário: Rui Barbosa 5 votos, Epitácio Pessoa 35 votos; Santo Antônio da Ponte Nova (Itutinga): Rui Barbosa 9 votos, Epitácio Pessoa 27 votos; Carrancas: Rui Barbosa 20 votos, Epitácio Pessoa 44 votos; Luminárias: Rui Barbosa 72 votos, Epitácio Pessoa 1 voto; Ingaí: Rui Barbosa14 votos e Epitácio Pessoa 29 votos.

16/01/1922

Foi instalada a Escola Mista Municipal no distrito de Ribeirão Vermelho, regida pela professora Honorina da Rocha Novaes.

20/12/1922

A seu pedido foi exonerada do cargo de professora efetiva da cadeira mista municipal do distrito de Ribeirão Vermelho, município de Lavras, a professora Honorina da Rocha Novais.

12/02/1926

No distrito de Ribeirão Vermelho é inaugurada, com grande solenidade, a iluminação elétrica. Estiveram presentes ao evento o Dr. Sabino de Almeida Lustosa, juiz de direito; Dr. Paulo Menicucci, agente executivo; Manoel Silva, vereador; José Augusto do Amaral, Octaviano de Souza, Agenor Ribeiro de Andrade, Hely Souza Andrade, Olney de Souza Andrade, Paulo Tavares e João Carvalho, todos coronéis.

19/06/1934

Na manhã do dia 19 a estação e às oficinas de Lavras e Ribeirão Vermelho, foram ocupadas militarmente, devido ao movimento grevista dos ferroviários.


20/01/1945

Em Ribeirão Vermelho, um grande número de pessoas de Lavras, Campo Belo, Perdões e outras localidades compareceram a solenidade de lançamento do navio "Ribeirão Vermelho", primeiro da frota da "Navegação Rio Grande Ltda". Após receber as bênçãos do padre Luís Tings e ter uma garrafa de champanhe quebrada em sua quilha, a embarcação deslizou suavemente até tocar as águas do rio Grande. Na proa do "Ribeirão Vermelho" havia uma bandeira brasileira e uma fotografia do presidente Getúlio Vargas. Toda solenidade - que se estendeu até a noite - foi abrilhantada pela banda do 8º Batalhão de Caçadores Mineiros.

31/05/1947

São nomeados representantes do "Serviço de Febre Amarela", em Ribeirão Vermelho, os médicos Lourival de Azevedo Costa e Antônio Pereira Sobrinho. A indicação dos nomes foi do próprio diretor do "Serviço de Febre Amarela" do Estado de Minas Gerais, Dr. Vicente Pinto Musa.

25/07/1947

Em resposta ao ofício do presidente do Sindicato dos Odontologistas de Belo Horizonte, Prudente Versiani Caldeira, onde solicita relação de todos os dentistas de Lavras, o prefeito Francisco Pinto de Souza informa o seguinte; "Lavras possui 18 profissionais da área, são eles: Renato de Aquino Pádua, Humberto Pitta de Andrade, Juvêncio Santos, Genésio Pereira, Cléo Pereira, Henrique Baeta Silva, Ney Villela, João Batista Ribeiro, Homero Chagas Felisberto, José Cherem, Octaviano Teixeira de Carvalho, José Guadalupe, Paulo Romaniello, Gil Serra Negra, Antônio Saraiva de Melo, Wolmy Villela, Belmiro Loureiro Patto e Clyto Cleto Novais. Sendo este último, radicado em Ribeirão Vermelho".

30/09/1947

O chefe de gabinete do Ministério da Guerra, coronel Djalma Dias Ribeiro, entrega a Antônio Firmino Filho, pai do soldado José Antônio dos Santos, falecido em combate na Itália, as medalhas "Sangue do Brasil" e de "Campanha", duas passadeiras e dois diplomas. O soldado José Antônio dos Santos residia em Ribeirão Vermelho.

07/06/1948

Uma comissão formada por vinte e duas pessoas e lideradas por Abílio Rodrigues Patto, se reúnem em Ribeirão Vermelho em assembleia, para pleitear a sua emancipação política e administrativa, com a criação de seu município na nova divisão territorial do Estado.

27/12/1948

Pela lei estadual número 336 é emancipado o distrito de Ribeirão Vermelho, que passou a condição de cidade, apoiado pelas lideranças políticas daquela localidade e pelo deputado Moacir Resende. Curiosamente a data é comemorada no dia 26 de novembro.

10/11/1954

Em Feeke, Líbano, morre Elias Murad, tronco de tradicional família lavrense. Elias chegou ao Brasil em 1912. Estabeleceu-se em Ribeirão Vermelho, onde permaneceu até 1948, transferindo-se mais tarde para Lavras e depois para a cidade de Varginha.
Em junho de 1954 voltou ao Líbano para rever os parentes, morrendo poucos meses depois. Elias Murad era casado com Labibe Murad e deste consórcio nasceram 9 filhos.

24/12/1956

Inaugurado o tráfego para automóveis e caminhões sobre a ponte do rio Grande, entre Lavras e Ribeirão Vermelho, no lugar denominado Petrominas.

09/11/2002

Tem início o processo de represamento do rio Grande para a formação do lago da Hidrelétrica do Funil. As comportas foram fechadas às 6h da manhã, e em apenas 9h o rio subiu 7 metros. Um grande número de pessoas compareceu a Ribeirão Vermelho, abaixo da represa, para ver o rio Grande sem água. Uma megaoperação de resgate de peixes foi montada.
 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras