Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Notícias /


Publicada em: 04/07/2018 21:55 - Atualizada em: 05/07/2018 08:28
Lobo resgatado às margens da BR-381 está se recuperando
Lobo deverá ser solto em seu habitat natural depois do dia 14, quando termina sua medicação

Lobo está quase restabelecido. Foto: DMV/Ufla

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O lobo guará que foi recolhido pela Polícia Militar do Meio Ambiente e por técnicos da Autopista Fernão Dias no dia 24 do mês passado, às margens da BR-381, no município de Santo Antônio do Amparo, foi trazido para Lavras, ele foi internado no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Lavras (Ufla), a princípio, com suspeita de atropelamento, porém, foi constatado que o lobo estava era doente.

O animal foi encontrado prostrado com um ferimento na pata dianteira, ele não conseguia andar. No Hospital Veterinário ele passou por uma bateria de exames e constatou-se que ele tinha uma pequena lesão na pata dianteira. A médica veterinária Samantha Mesquita Favoretto, responsável pelo atendimento do animal, disse que o lobo, apesar do ferimento na pata, não apresentava sinais de atropelamento, ela acreditava que o animal estivesse doente e o encaminhou para uma série de exames, como Raio X, ultrassonografia, hemograma e tudo que a Universidade dispunha.

O lobo é um macho, ele estava apático, mas se alimentando. Exames de sangue constataram que o animal havia contraído a doença do carrapato (erlichiose). O lobo, segundo contou a médica veterinária Samantha Mesquita Favoretto, estava sem reação, tanto que ele era manuseado pela equipe de veterinários sem nenhum problema.

Diagnosticada a doença, deu-se início ao tratamento e hoje, quarta-feira, dia 4, Samantha informou que o lobo está se recuperando bem, já não é mais possível lidar com o animal sem sedá-lo, pois ele está agressivo, o que é um bom sinal de recuperação, já que essa é a reação natural e extintiva do animal selvagem, disse a veterinária.

O lobo se alimenta basicamente com frutas e quem quiser ajudar na sua recuperação, para que ele volte logo ao seu habitat natural, pode doar manga, mamão, banana e outras frutas. O Hospital Veterinário da Ufla, no setor de animais silvestres, tem, além do lobo, maritacas, garça e outras aves que também se alimentam de frutas e milho. 

A veterinária Samantha disse que o lobo deve receber alta depois do dia 14, dia em que termina a medicação que está sendo ministrada, depois disso, ele será entregue a guarda do Instituto Estadual de Floretas (IEF), que deverá soltá-lo em seu habitat natural.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras