Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


destaque / Esporte /


Publicada em: 24/06/2018 21:11 - Atualizada em: 25/06/2018 10:08
(Por Leonardo Assad) Gol de Felipe Baloy emociona o mundo da bola
Inglaterra e Bélgica estão classificadas. Japão, Senegal e Colômbia brigam por vaga nas oitavas

foto: Panamá. Fonte: Getty Images/Fifa.com

 

Grupo G - Inglaterra 6x1 Panamá

foto: Inglaterra. Fonte: Getty Images/Fifa.com

 

Sem dó e nem piedade, os três leões ingleses estraçalharam os panamenhos e capturaram a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo, juntamente com a seleção belga. De quebra, mantiveram o tabu de não perderem para seleções da Concacaf desde 1950, quando saíram derrotados por 1 a 0 para os Estados Unidos.

Só no primeiro tempo foram cinco gols, entrando para o top five de seleções que conseguiram tal feito em Copas:

2018 – Inglaterra (5) – Panamá (6 a 1)
2014 – Alemanha (5) – Brasil (7 a 1)
1974 – Iugoslávia (6) – DR Congo/Zaire (9 a 0)
1974 – Polônia (5) – Haiti (7 a 0)
1954 – Suíça (5) – Áustria (5 a 7)

O placar foi aberto aos 07 minutos com John Stones, sozinho dentro da área, aproveitando cobrança de escanteio de Trippier. Foi seu primeiro gol após 27 jogos defendendo a seleção inglesa. Demonstrando fragilidade na marcação, o Panamá sofreu com as bolas aéreas.

Harry Kane queria justificar sua fama de artilheiro e balançou a rede aos 27. Escobar segurou Lingard dentro da área e o árbitro assinalou a penalidade. Cobrando forte e no alto, o goleiro Penedo só saiu na fotografia.

Com a porteira aberta, Lingard acertou um lindo chute de fora da área após receber passe de Sterling, balançando a rede aos 35.

Quando o relógio marcava 39 minutos, os ingleses cobraram falta ensaiada. Henderson encontrou Kane dentro da área que percebeu a presença de Sterling, obrigando Penedo a fazer grande defesa. O zagueiro Stones pegou o rebote e marcou seu segundo gol na partida.

O England Team estava impossível e fez o quinto gol aos 45 com o artilheiro Kane, cobrando a penalidade com força e no ângulo direito, obrigando Penedo a ir buscar a bola dentro do gol.

Em muitas ocasiões o artilheiro conta com a sorte e Kane teve muita aos 16 da etapa complementar. Loftus-Cheek cortou para a entrada da área e arriscou o chute, a bola desviou no centroavante do Tottenham e balançou as redes de Penedo. Com 6 a 0 no marcador, os comandados de Southgate Gareth tiraram o pé do acelerador.

Desde a Copa da Itália em 1990 a Inglaterra não tinha um jogador que fizesse três ou mais gols, tabu que foi quebrado por Harry Kane. Naquela edição, Gary Lineker balançou as redes em quatro oportunidades e David Platt fez três. Com o hat-trick e os dois gols da estreia, Kane também se tornou o terceiro inglês a atingir esta marca. É o artilheiro da atual edição.

O Panamá está em sua primeira Copa do Mundo e, só de ter chegado à Rússia, pode ser considerado a realização de um sonho. Felipe Baloy entrou pra história do futebol panamenho ao fazer o gol de honra aos 32 minutos. O ex-zagueiro do Grêmio e Atlético Paranaense aproveitou o cruzamento de Avila e deixou sua marca. Ele se tornou o quarto jogador mais velho a balançar as redes tendo 37 anos e 120 dias de vida. Está atrás de Roger Milla (Camarões, 42 anos e 39 dias), Gunnar Gren (Suécia, 37 anos e 236 dias) e Cuahtemoc Blanco (México, 37 anos e 151 dias).

Não foi a maior goleada da história das Copas, feito conseguido pela Hungria em 1982 ao aplicar 10 a 1 em El Salvador, mas a vitória garantiu aos ingleses a classificação e a liderança do Grupo G com os mesmos 6 pontos da Bélgica, levando vantagem por ter recebido menos cartões amarelos. Panamá e Tunísia estão eliminados.

Inglaterra e Bélgica se enfrentam na quinta-feira (28), às 15 horas, no Kaliningrad Stadium. No mesmo dia e horário Panamá e Tunísia cumprem tabela, na Mordovia Arena.

 

Grupo H - Japão 2x2 Senegal 

foto: Japão Senegal. Fonte: Getty Images/Fifa.com

 

No quarto encontro entre Japão e Senegal na história, o placar de 2 a 2 levou a definição dos classificados para a última rodada. As duas equipes lideram com 4 pontos, mas os orientais possuem vantagem nos critérios de desempate. Em confrontos contra equipes africanas nas Copas, os japoneses obtiveram duas vitórias, um empate (hoje) e uma derrota:

2002 – Japão 2x0 Tunísia
2010 – Japão 1x0 Camarões
2014 – Japão 1x2 Costa do Marfim
2018 – Japão 2x2 Senegal

O retrospecto de Senegal contra equipes asiáticas não é bom, tendo vencido um único jogo que foi a Coréia do Sul por 2 a 0 no último dia 11, amistoso preparatório para a Copa. Nos confrontos foram quatro empates (incluindo hoje) e três derrotas.

Mané de coxa abriu o placar para Senegal aos 10 minutos, aproveitando bola rebatida por Kawashima após chute de Sabaly. Não existe gol feio, feio é não fazer gol.

Aos 33, Nagatomo foi lançado pela esquerda e passou no meio de dois marcadores, deixando a bola pra Inui que finalizou no canto esquerdo de N'Diaye. Festa da torcida que comemorou o empate ao som de Super Mário.

O segundo gol de Senegal veio aos 25 da etapa complementar. Sabaly recebeu de Mané e tentou passe para Niang, mas encontrou Wagué pela direita que chegou enchendo o pé, sem chances para Kawashima. O placar de 2 a 1 naquele momento não era justo, já que os japoneses estavam criando as melhores oportunidades, colocando inclusive uma bola no travessão de N'Diaye.

Não demorou muito para Honda igualar o marcador. N'Diaye saiu catando borboleta após cruzamento para a área, deixando a bola nos pés de Inui que cruzou para o ex-jogador do Milan chutar e ser abraçado por um monte de samurais de azul. Ele se tornou o primeiro japonês a fazer gols em três Copas seguidas (2010, 2014 e 2018).

Após o apito final do árbitro italiano Gianluca Rocchi, os senegaleses ficaram satisfeitos por permanecerem invictos em jogos da fase de grupos, aí levando em consideração os três de 2002 quando estreou em Copas e os dois da Rússia. Já os japoneses nunca venceram duas partidas consecutivas na história dos mundiais.

 

Grupo H - Polônia 0x3 Colômbia

foto: Colômbia. Fonte: Getty Images/Fifa.com

 

A torcida colombiana transformou o Kazan Arena no Estádio Metropolitano de Barranquilla, só se via camisas amarelas e algumas brancas. Toda energia positiva que saiu das arquibancadas foi para o campo, mantendo a equipe de José Pékerman na briga por uma vaga na próxima fase.

Este foi o primeiro duelo entre Polônia e Colômbia em Copa do Mundo. O último amistoso aconteceu em 2006 e foi vencido pelos colombianos por 2 a 1. Luis Enrique Martinez, goleiro naquela época, foi o autor do segundo gol.

O ex-palmeiranse Mina abriu o placar aos 38 minutos, aproveitando cruzamento de James Rodríguez que veio da direita, subindo no terceiro andar para balançar a rede.

Falcão Garcia marcou seu primeiro gol em Copas aos 23 da etapa complementar, ele que é o maior artilheiro da história da seleção colombiana. Quintero recebeu a bola, enfiou para o centroavante invadir a área e finalizar sem chances para o goleiro Szczesny. A Polônia que estava na UTI, foi para o velório.

O sepultamento foi feito por Juan Cuadrado aos 29, aproveitando assistência de James Rodríguez pela esquerda e invadindo a área pra chutar no canto esquerdo de Szczesny. O placar de 3 a 0 foi o reflexo do que aconteceu na partida. Uma Colômbia que jogou no ataque por precisar da vitória, contra a Polônia que não ofereceu riscos. Nem mesmo a presença de Lewandowski deu fôlego ao ataque, simplesmente o artilheiro das eliminatórias europeias.

 A Polônia continuará sem se classificar para a segunda fase de uma Copa após perder na estreia. E muita coisa terá de ser repensada pra 2022 no Catar.

Japão e Senegal estão na primeira e segunda colocação do Grupo H, respectivamente, com 4 pontos. A Colômbia fez seus primeiros 3 pontos hoje e a Polônia está eliminada.

Na quinta-feira (28), o Japão irá encarar a Polônia às 11 horas, no Volgograd Arena, precisando de um empate. Já Senegal jogará por um resultado igual, enquanto que para os colombianos só interessa a vitória, no mesmo dia e horário, no Samara Arena.

 

Classificação

Grupo A

1) Rússia – 6 pontos
2) Uruguai – 6 pontos
3) Egito – 0 ponto
4) Arábia Saudita – 0 ponto

Grupo B

1) Espanha – 4 pontos
2) Portugal – 4 pontos
3) Irã -  3 pontos
4) Marrocos – 0 ponto

Grupo C

1) França – 6 pontos
2) Dinamarca – 4 pontos
3) Austrália – 1 ponto
4) Peru – 0 ponto

Grupo D

1) Croácia – 6 pontos
2) Nigéria – 3 pontos
3) Islândia – 1 ponto
4) Argentina – 1 ponto

Grupo E

1) Brasil – 4 pontos
2) Suíça – 4 pontos
3) Sérvia – 3 pontos
4) Costa Rica – 0 ponto

Grupo F

1) México – 6 pontos
2) Alemanha – 3 pontos
3) Suécia – 3 pontos
4) Coréia do Sul – 0 ponto

Grupo G
1) Inglaterra – 6 pontos
2) Bélgica – 6 pontos
3) Tunísia – 0 ponto
4) Panamá – 0 ponto

Grupo H

1) Japão – 4 pontos
2) Senegal – 4 pontos
3) Colômbia – 3 pontos
4) Polônia – 0 ponto

 

Jogos de amanhã

11h – Grupo A: Uruguai x Rússia, Samara Arena
11h – Grupo A: Arábia Saudita x Egito, Volgograd Arena
15h – Grupo B: Espanha x Marrocos, Kaliningrad Stadium
15h – Grupo B: Irã x Portugal, Mordovia Arena

 

Por Leonardo Assad Aoun, jornalista esportivo

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br 
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Uber em Lavras: aplicativo inicia cadastro para motoristas de mais 6 cidades mineiras Atleta de Lavras terá luta transmitida pelos canais Combate e Sport TV
   
Senador holandês Roel Kuiper ministrará palestra em Lavras Homem que desapareceu entre Lavras e Campo Belo foi encontrado morto
   
MEC desbloqueia 47,2% do orçamento da Ufla contingenciado no início do ano Bancos leiloam mais de 200 imóveis com descontos de até 67%. Tem imóvel em Lavras
.

Flashes de Notícias:

Descoberta de que jovem assassinada estava grávida - entrevista com a delegada Projeto de regulamentação do serviço de Mototaxista
   
Projeto Influencers na Net nas escolas municipais Queijo lavrense premiado no Concurso Mundial de Queijos
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Série Viajadamente no Peru - Parte 6 - Lima Série Viajadamente no Peru - Parte 5 - Machu Picchu
   
Série Viajadamente no Peru - Parte 4 - Machu Picchu Série Viajadamente no Peru - Parte 3 - Cusco
   
Série Viajadamente no Peru - Parte 2 - Cusco Série Viajadamente no Peru - Parte 1 - Cusco

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras