Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Tecnologia /


Publicada em: 22/06/2018 18:49 - Atualizada em: 22/06/2018 23:26
Usina de energia solar será inaugurada neste sábado no Sul de Minas
Os painéis captam toda a luz do sol incidente e converte esta luz em energia solar

Fotos: Divulgação

 

.


Dê play e conheça o Toledo Residencial


  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Amanhã, sábado, dia 23, a Jesuítas Brasil, através da Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social, juntamente com a Escola Técnica de Eletrônica "Francisco Moreira da Costa", o Colégio dos Jesuítas e Colégio Loyola, vão inaugurar em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, a Usina Solar "Padre Furusawa".

A usina terá a capacidade para gerar energia suficiente para abastecer o equivalente à energia consumida em 860 residências, ela é formada por 4,2 mil painéis solares, acélula solar, também chamada de célula fotovoltaica, é um sistema que converte a luz do sol em energia elétrica através do processo que chamamos de efeito fotovoltaico. 

A usina "Padre Furusawa" foi montada em uma área de 15 mil metros quadrados e tem uma potência de 1,113 MWP / 1,5 GWH/Ano, mas o mais importante é o ganho para o meio ambiente, a implantação da usina equivale ao plantio de 5 mil árvores, isso porque reduz a emissão de 582 toneladas de CO2/Ano.

A energia fotovoltaica é uma tecnologia de geração de energia elétrica barata e limpa, que vem crescendo no Brasil. Para se ter uma ideia, se cada residência brasileira tivesse sobre seu telhado placas de células fotovoltaicas, nós teríamos duas vezes e meia energia suficiente para abastecer todo o Brasil.

Na cidade de Santo Antônio do Amparo, a Câmara Municipal daquela cidade instalou uma micro usina com apenas 24 placas de células fotovoltaicas e está gerando sua própria energia elétrica, com isso, a conta de luz daquele prédio, que antes era de R$ 600 mês, caiu para R$ 90, o sistema conseguiu reduzir 85% da conta de luz.

As 24 placas solares da Câmara de Santo Antônio do Amparo alimentam 172 lâmpadas, 15 computadores, 15 aparelhos de ar condicionado, 5 gabinetes parlamentares, 5 salas administrativas, o plenário, sala de recepção, com bebedouros e máquina de café.

Se por algum motivo o sistema não conseguir gerar energia solar suficiente para o prédio, a rede elétrica tradicional supri esta demanda garantindo a energia elétrica para as atividades.

O sistema é simples e não ocupa lugar, ele é montado em cima do telhado e as placas captam os raios solares do sol e transformam em energia elétrica. O mais interessante é que ao gerar energia solar fotovoltaica em excesso, todo esse excedente é enviado para a rede pública, através do de luz (bi-direcional) que contabiliza toda essa energia extra, ela fica como saldo positivo, que poderá ser deduzido em outra conta de luz que estiver no mesmo nome do consumidor.

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

PM de Lavras aborda homem que portava réplica de arma de fogo na cintura Prefeitura de Lavras publica decreto com menos restrições que a Onda Vermelha do Minas Consciente
   
CDL Lavras informa que medidas estão sendo tomadas pela entidade para tentar evitar o fechamento do comércio - veja vídeo Comerciantes de Lavras manifestaram contra aplicação da fase restritiva da Onda Vermelha
   
Rua de Luminárias com 9 faixas de pedestres virou meme nas redes sociais Covid-19: Associação Médica de Lavras manifesta através de nota oficial
   
LabCovid e Prefeitura de Ingaí realizam coleta para exame de Covid-19 Começou a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Lavras
   
.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras