Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 01/04/2011 12:38 - Atualizada em: 02/11/2011 11:50
Hospital de Lavras promoveu campanha de conscientização da infecção hospitalar
Um simples gesto pode evitar que um paciente contraia uma infecção e possa, até mesmo, morrer - é o gesto simples de lavar as mãos.

     

Hospital Vaz Monteiro. Foto: Jornal de Lavras. Abaixo, alguns funcionários que participaram da campanha "Infecção no hospital. Aqui não!". Foto: divulgação HVM

 

LAVRAS TEM Vereador Dr. Marcos Cherem. Quer saber? Clique aqui.

Na semana do dia 21 a 25 de março, o Hospital Vaz Monteiro iniciou a campanha "Infecção hospitalar. Aqui não!", coordenada pela Comissão de Controle e Prevenção de Infecção Hospitalar (CCPIH), órgão da instituição, que tem como objetivo aumentar a adesão dos funcionários e médicos às práticas de higienização das mãos de forma constante e na rotina diária, conscientizando esses profissionais da importância deste hábito.

A simples higienização das mãos é reconhecida mundialmente como uma medida primária, mas de fundamental importância no controle de infecções relacionadas à assistência da saúde.

Foi o médico húngaro Ignaz Phillip Semmelweis que, em 1846, comprovou a íntima relação da infecção pós-parto com os cuidados médicos. Ele notou que os médicos que iam diretamente da sala de autópsia para a de obstetrícia tinham odor desagradável nas mãos. Assim, ele insistiu que os médicos lavassem suas mãos com solução clorada após as autópsias e antes de examinar as pacientes da clínica obstétrica. Com essa medida simples, ele diminuiu a taxa de mortalidade por infecção pós-parto de 12,2% para 1,2%.

Durante a campanha no HVM foram realizados treinamentos com vídeo demonstrando a importância e a técnica da correta higienização das mãos, além de confecção de cartazes e camisetas com o slogan da campanha.

Quem visita a instituição encontrará pelos corredores cartazes informativos sobre a maneira correta de higienizar as mãos utilizando álcool gel, água e sabão, além de informações sobre precauções durante a visita ao enfermo. "A CCIH do Hospital Vaz Monteiro existe desde 1984 e, ao longo desses anos, não tem medido esforços para controlar e prevenir o número de infecções hospitalares com medidas simples. Afinal, o ato simples de higienizar as mãos salva vidas." disse a enfermeira coordenadora da CCIH, Sabrina Costa Andrade.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras