Engenheiro Chefe de Serviço da Unidade Regional do DNIT, em Oliveira, Silvio Duarte Melo, responsável pela reconstrução da ponte no km 304 da BR-265. Foto: Jornal de Lavras
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
No dia 11 de março, um domingo, depois de uma forte chuva, uma ponte sobre o ribeirão Casa Nova, no km 304 da rodovia BR-265, próxima ao trevo de Nazareno, cedeu e a plataforma de concreto se partiu ao meio, interrompendo o fluxo de todo tipo de veículos nos dois sentidos.
Imediatamente o problema foi relatado ao Departamento Nacional de Infraestrurura Terrestre (DNIT), uma equipe de engenheiros esteve no local e fez as primeiras avaliações do problema: não havia possibilidade de recuperação e outra estrutura teria que ser construída. O trabalho teve início imediatamente e a ponte foi liberada para o trânsito no dia 17 de maio.
Neste período, muito se falou sobre a obra, muitas críticas foram postadas nas redes sociais sobre a demora da entrega da obra, do valor, que a obra somente foi realizada graças a interferência de grupos, de políticos e outros comentários que geraram muitas dúvidas.
A reportagem do Jornal de Lavras esteve em Oliveira e conversou com Silvio Duarte Melo, engenheiro Chefe de Serviço da Unidade Regional do DNIT, responsável pelo setor onde ocorreu o problema. A reportagem enumerou comentários que geraram ampla discussão nas redes sociais e levou ao Engenheiro-Chefe todos os questionamentos.
Primeiro, foi sobre o valor da obra: R$ 3.773 milhões. Silvio explicou que a obra foi dividida em duas etapas, o serviço de construção da galeria, segundo ele, ficou em R$ 1.413 milhão e a segunda etapa foi a construção de 15 quilômetros de desvio, que custou aos cofres do DNIT R$ 2.360 milhões, totalizado R$ 3.773 milhões.
Sobre as reclamações da demora da conclusão da obra, Silvio explicou que os anéis de concreto da galeria foram confeccionados sob medida para aquela obra, que o tempo de cura do concreto foi de três semanas, a partir daí eles foram transportados para o local. Falou do tempo de remoção dos entulhos da ponte, da preparação do terreno e a compactação da base. Silvio falou também que o prazo estipulado pelo DNIT de liberação da ponte seria dia 19 de maio, mas que a liberação ocorreu no dia 17, portanto, dentro do prazo.
Sobre os comentários que se não fossem as interferências de grupos e de políticos a obra não seria concluída, Silvio falou que isso é um absurdo, que a BR-265 é uma das rodovias mais importantes de Minas Gerais, que evidentemente que a obra seria construída com ou sem a ingerência de políticos ou grupos.
Outra crítica foi com respeito a liberação da passagem de veículos sem a conclusão da obra, mencionando que faltaram sinalização, instalação de defensa e marcação de pista. Sobre esse assunto, o Engenheiro-Chefe do DNIT Regional disse que ele, acompanhado do Superintendente Regional do DNIT em Minas Gerais, engenheiro Fabiano Martins Cunha, estiveram no local e avaliaram as condições de liberação da pista, e chegaram a conclusão de que a marcação de sinalização vertical e horizontal, poderia ser feita com o trânsito fluindo, bem como a limpeza e instalação da defensa.
Silvio falou que o DNIT trabalha com responsabilidade e que a segurança é um dos principais itens considerado, disse que se tivesse o mínimo de risco, o fluxo jamais seria liberado, tanto que as obras foram concluídas sem que ocorresse nenhum acidente naquele ponto.
|
|