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Publicada em: 30/05/2018 17:00 - Atualizada em: 31/05/2018 11:48
Engenheiro-Chefe da Regional do DNIT fala sobre a reconstrução da ponte na BR-265
O engenheiro Silvio Duarte Melo respondeu aos questionamentos que foram publicados nas redes sociais

Engenheiro Chefe de Serviço da Unidade Regional do DNIT, em Oliveira, Silvio Duarte Melo, responsável pela reconstrução da ponte no km 304 da BR-265. Foto: Jornal de Lavras

 

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No dia 11 de março, um domingo, depois de uma forte chuva, uma ponte sobre o ribeirão Casa Nova, no km 304 da rodovia BR-265, próxima ao trevo de Nazareno, cedeu e a plataforma de concreto se partiu ao meio, interrompendo o fluxo de todo tipo de veículos nos dois sentidos.

Imediatamente o problema foi relatado ao Departamento Nacional de Infraestrurura Terrestre (DNIT), uma equipe de engenheiros esteve no local e fez as primeiras avaliações do problema: não havia possibilidade de recuperação e outra estrutura teria que ser construída. O trabalho teve início imediatamente e a ponte foi liberada para o trânsito no dia 17 de maio.

Neste período, muito se falou sobre a obra, muitas críticas foram postadas nas redes sociais sobre a demora da entrega da obra, do valor, que a obra somente foi realizada graças a interferência de grupos, de políticos e outros comentários que geraram muitas dúvidas.

A reportagem do Jornal de Lavras esteve em Oliveira e conversou com Silvio Duarte Melo, engenheiro Chefe de Serviço da Unidade Regional do DNIT, responsável pelo setor onde ocorreu o problema. A reportagem enumerou comentários que geraram ampla discussão nas redes sociais e levou ao Engenheiro-Chefe todos os questionamentos.

Primeiro, foi sobre o valor da obra: R$ 3.773 milhões. Silvio explicou que a obra foi dividida em duas etapas, o serviço de construção da galeria, segundo ele, ficou em R$ 1.413 milhão e a segunda etapa foi a construção de 15 quilômetros de desvio, que custou aos cofres do DNIT R$ 2.360 milhões, totalizado R$ 3.773 milhões.

Sobre as reclamações da demora da conclusão da obra, Silvio explicou que os anéis de concreto da galeria foram confeccionados sob medida para aquela obra, que o tempo de cura do concreto foi de três semanas, a partir daí eles foram transportados para o local. Falou do tempo de remoção dos entulhos da ponte, da preparação do terreno e a compactação da base. Silvio falou também que o prazo estipulado pelo DNIT de liberação da ponte seria dia 19 de maio, mas que a liberação ocorreu no dia 17, portanto, dentro do prazo.

Sobre os comentários que se não fossem as interferências de grupos e de políticos a obra não seria concluída, Silvio falou que isso é um absurdo, que a BR-265 é uma das rodovias mais importantes de Minas Gerais, que evidentemente que a obra seria construída com ou sem a ingerência de políticos ou grupos.

Outra crítica foi com respeito a liberação da passagem de veículos sem a conclusão da obra, mencionando que faltaram sinalização, instalação de defensa e marcação de pista. Sobre esse assunto, o Engenheiro-Chefe do DNIT Regional disse que ele, acompanhado do Superintendente Regional do DNIT em Minas Gerais, engenheiro Fabiano Martins Cunha, estiveram no local e avaliaram as condições de liberação da pista, e chegaram a conclusão de que a marcação de sinalização vertical e horizontal, poderia ser feita com o trânsito fluindo, bem como a limpeza e instalação da defensa.

Silvio falou que o DNIT trabalha com responsabilidade e que a segurança é um dos principais itens considerado, disse que se tivesse o mínimo de risco, o fluxo jamais seria liberado, tanto que as obras foram concluídas sem que ocorresse nenhum acidente naquele ponto.

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