Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 17/05/2018 16:26 - Atualizada em: 18/05/2018 03:38
Dentre as grandes cidades do Sul de Minas, Lavras é a que mais investiu em Saúde no ano de 2017
Lavras investiu mais em saúde que Poços de Caldas, Pouso alegre, Varginha e Passos

Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Das maiores cidades do Sul de Minas Gerais, Lavras foi aquela que mais investiu em saúde no ano de 2017. Retomando uma política de extrema atenção e preocupação com a saúde do cidadão, iniciada no período da administração de 2013 que foi até setembro de 2014, onde o então sistema de saúde municipal foi reorganizado e grandes investimentos foram feitos.

Entre o final de 2014 e o ano de 2016 a cidade viveu uma situação de completo abandono na saúde, com aumento de filas, sucateamento de equipamentos da UPA e interrupção de diversos procedimentos médicos.

Ao assumir a prefeitura no ano de 2017, o prefeito José Cherem, assim que conseguiu reorganizar a gestão, retomou o planejamento iniciado em 2013 tendo investido na saúde mais de noventa milhões de reais, representando um Percentual de 31,07% de todo o Orçamento municipal. A legislação exige 15% de gasto com a saúde pública, que é o percentual praticado por várias das cidades e estados da federação: Lavras investiu mais que o dobro da exigência legal.

Dessa maneira, Lavras apareceu pela primeira vez como o Município que mais aplicou recursos para atendimento à Saúde Pública dentre as grandes cidades do Sul de Minas Gerais, estando a frente de municípios como Varginha e mesmo Pouso Alegre.  O Governo Municipal investiu 35,81% a mais por pessoa do que a cidade de Varginha e a enquanto comparando-se com Itajubá, foi 68,19% a mais por habitante. Já em relação a Três Corações, Lavras alocou 42,81% mais recursos e, comparando-se com Passos, 49% acima dessa última cidade. Até em relação a Pouso Alegre, que é a cidade economicamente mais rica do Sul de Minas, Lavras gastou cerca de 1% a mais per capita, segundo o Tribunal de Contas do Estado e os portais de transparência dos municípios.

Enquanto Lavras aplicou mais de 91 milhões de reais na Saúde Pública, Varginha aplicou 77 milhões de reais, Três Corações 40 milhões de reais e Itajubá 27 milhões de reais. Na comparação com Varginha foi aplicado em Lavras mais de 890 reais per capita, enquanto na cidade vizinha o gasto médio foi de 577 reais por pessoa, nas cidades de Três corações e Itajubá esta média cai para 514 e 286 reais por habitante.

Estas ações se refletem nas ações de 2017, quando o Governo Municipal realizou mais: foram praticamente duas centenas de cirurgias, seis mil quatrocentos e trinta e quatro consultas e noventa mil exames a mais do que foi feito em 2016. Destaca-se o apoio do deputado estadual Fábio Cherem, que apenas em 2017 destinou mais de 3 milhões de reais em emendas parlamentares para uso exclusivo no SUS em Lavras.

Além da melhoria e do aumento dos diversos procedimentos médicos realizados, o Governo Municipal também passou a custear outras ações, tais como cirurgias cardíacas, atendimento de consultas oncológicas em Lavras, biópsias, além da oferta de outros tipos de consultas especializadas e exames complementares via CISLAV, que aumentaram em mais de 100% comparativamente a 2016, de forma a ampliar o número de atendimentos e diminuir a fila de espera.

Ainda sobre o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Lavras (CISLAV), em 2017 o número de procedimentos (consultas, exames, cirurgias) praticamente dobrou comparando com 2016, quando foram 4.478 para 9.669 procedimentos, tendo sido aplicado 1,4 milhão de reais pela atual administração para esse fim. Foram muito mais exames, consultas e intervenções médicas para os usuários do SUS.

Neste ano de 2018 as projeções são as melhores possíveis, já tendo sido investidos mais de 1,1 milhão de reais em apenas 4 meses do ano e se fizeram mais de sete mil e duzentos procedimentos, significando uma média de repasse mensal de 260 mil reais por mês. Se mantida esta média durante todo ano os repasses devem ultrapassar a casa dos 3 milhões de reais atingindo cerca de 20 mil procedimentos de atendimento, diagnóstico e tratamento médico.

Nas palavras da Secretária de Saúde de Lavras "Estes resultados na área da saúde são fruto do trabalho sério da atual administração, que trabalha através de planejamento e equipe capacitada, com objetivo de levar para os usuários do SUS o retorno do dinheiro pago através dos impostos, através de serviços de qualidade e humanizados. Nossa meta é que cada centavo gasto seja bem investido, para atender com qualidade o máximo de pessoas possível".

Governo de Lavras abre mais uma Farmácia Municipal

O Governo instalou no Mercado Municipal a segunda farmácia com distribuição gratuita de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo custeada totalmente com recursos do Município. Lá podem ser retirados gratuitamente pela população remédios para diabetes, hipertensão, colesterol elevado, além de antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e anticoncepcionais, dentre outros.

 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras