Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Comportamento /


Publicada em: 16/05/2018 22:43 - Atualizada em: 17/05/2018 08:54
Uso de celular durante as refeições pode engordar, concluiu pesquisa na Ufla
Durante as refeições se distraindo com o celular, aumenta a ingestão de calorias

 Imagem extraída do site essencialmais.com.br

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Comer vendo WhatsApp, Facebook, e-mails no celular pode engordar. Parece piada, mas é o que uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Lavras (Ufla), mostrou. O hábito de ler e usar o celular durante as refeições pode aumentar em até 20% o consumo de calorias. O estudo, feito durante um ano e meio, contou com a participação de 64 voluntários, de 18 a 40 anos.

O percentual excedido equivale a aproximadamente 100 calorias, ou dois filés de frango grelhados. Repetida várias vezes, a prática pode, inclusive, levar ao ganho de peso. "Mas é claro que também depende do estilo de vida e da quantidade de exercícios físicos que cada pessoa faz", explica o professor Luciano José Pereira, do Departamento de Ciências da Saúde da Ufla, que coordenou a pesquisa.

Para que o pesquisador chegasse a esse resultado foram avaliados o Índice de Massa Corporal (IMC), o padrão de mastigação e as preferências alimentares dos participantes. Foram oferecidas aos voluntários frutas, chocolates, biscoitos, pães e água, primeiro eles se alimentaram sem nenhuma distração, depois, lendo textos ou usando o aparelho celular.

As pessoas comem mais quando estão distraídas, chegou a conclusão a pesquisa, isso porque não percebem as mensagens que o corpo envia para mostrar que o organismo está saciado, e continuam se alimentando apenas pela vontade de comer.

Foi percebido pela pesquisa que durante a refeição as distrações foram maiores para quem tem sobrepeso. Com o uso de celular, a diferença entre aqueles com o IMC normal e maior que o desejado foi de 53 calorias, número ainda pior quando estão focados na leitura (83). Outro padrão observado foi o maior consumo de alimentos gordurosos pelas mulheres e de carboidratos pelos homens.

Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, regional Minas, Adauto Versiani afirma que a atenção plena faz parte da terapia para emagrecimento e controle de peso. "É importante pensar nisso para todas as refeições, inclusive os pequenos lanches, que devem ser feitos sentados à mesa. Nossa indicação é não ver televisão nem usar smartphones ou ler, assim como deixar de ingerir líquido. Nesse último caso porque atrapalha a percepção pela papila gustativa", concluiu.
.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras