Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Comportamento /


Publicada em: 16/05/2018 22:43 - Atualizada em: 17/05/2018 08:54
Uso de celular durante as refeições pode engordar, concluiu pesquisa na Ufla
Durante as refeições se distraindo com o celular, aumenta a ingestão de calorias

 Imagem extraída do site essencialmais.com.br

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Comer vendo WhatsApp, Facebook, e-mails no celular pode engordar. Parece piada, mas é o que uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Lavras (Ufla), mostrou. O hábito de ler e usar o celular durante as refeições pode aumentar em até 20% o consumo de calorias. O estudo, feito durante um ano e meio, contou com a participação de 64 voluntários, de 18 a 40 anos.

O percentual excedido equivale a aproximadamente 100 calorias, ou dois filés de frango grelhados. Repetida várias vezes, a prática pode, inclusive, levar ao ganho de peso. "Mas é claro que também depende do estilo de vida e da quantidade de exercícios físicos que cada pessoa faz", explica o professor Luciano José Pereira, do Departamento de Ciências da Saúde da Ufla, que coordenou a pesquisa.

Para que o pesquisador chegasse a esse resultado foram avaliados o Índice de Massa Corporal (IMC), o padrão de mastigação e as preferências alimentares dos participantes. Foram oferecidas aos voluntários frutas, chocolates, biscoitos, pães e água, primeiro eles se alimentaram sem nenhuma distração, depois, lendo textos ou usando o aparelho celular.

As pessoas comem mais quando estão distraídas, chegou a conclusão a pesquisa, isso porque não percebem as mensagens que o corpo envia para mostrar que o organismo está saciado, e continuam se alimentando apenas pela vontade de comer.

Foi percebido pela pesquisa que durante a refeição as distrações foram maiores para quem tem sobrepeso. Com o uso de celular, a diferença entre aqueles com o IMC normal e maior que o desejado foi de 53 calorias, número ainda pior quando estão focados na leitura (83). Outro padrão observado foi o maior consumo de alimentos gordurosos pelas mulheres e de carboidratos pelos homens.

Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, regional Minas, Adauto Versiani afirma que a atenção plena faz parte da terapia para emagrecimento e controle de peso. "É importante pensar nisso para todas as refeições, inclusive os pequenos lanches, que devem ser feitos sentados à mesa. Nossa indicação é não ver televisão nem usar smartphones ou ler, assim como deixar de ingerir líquido. Nesse último caso porque atrapalha a percepção pela papila gustativa", concluiu.

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Homicídio em Lavras: rapaz morre a pauladas no bairro Nossa Senhora de Lourdes Furto em escola pública de Lavras: PM prendeu um dos ladrões e recuperou os objetos
   
Criminosos armados assaltam casa lotérica em Lavras - veja vídeo PM prende ladrões de gado na cidade de Perdões; animais eram vendidos em Lavras
   
Caixa amplia horário de atendimento das agências para saque de auxílio emergencial Bolsonaro nomeia João Chrysostomo de Resende Júnior como reitor da Ufla
.

Flashes de Notícias:

Jovem de 33 anos falece com suspeita de coronavírus em Lavras Mais um caso de coronavírus confirmado em Lavras
   
Primeiro caso de coronavírus confirmado em Lavras Falecimento de idosa que estava com suspeita de coronavírus em Lavras
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.


 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras