Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Desenvolvimento /


Publicada em: 29/04/2018 13:36 - Atualizada em: 30/04/2018 09:38
Obra do Frigolavras começa em um mês; frigorífico vai gerar 150 empregos em Lavras
Concedida Licença Ambiental a frigorífico que será construído em Lavras, obra começa em um mês

Cíntia Cristina Fernandes, secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Pedro Ferreira Júnior, chefe de Departamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o comerciante Claudionor Araújo, visitando o local onde será construído o Frigolavras. Foto: Jornal de Lavras

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Luiz Gomes Vieira, concedeu, esta semana, a Licença Ambiental para o Frigorífico Frigolavras, que será construído em Lavras. O frigorífico vai gerar 150 empregos diretos.

O projeto inicial do empresário Cleiton Martins Ferreira, proprietário do frigorífico, era abater 150 cabeças de gado e 150 cabeças de suínos por dia, para abastecer o mercado interno, porém, no decorrer do processo, o empresário entrou em negociação com a Câmara Internacional do Comércio e surgiu a possibilidade de exportar carne para a China.

O plano foi alterado e o frigorífico teve de refazer o projeto para adequar às exigências do mercado internacional e surgindo então algumas modificações: uma delas é no número de cabeças abatidas, o Frigolavras vai abater diariamente em Lavras 500 cabeças de gado, sendo 450 para atender o mercado asiático.

Agora com a liberação da Licença Ambiental, a construção dos prédios deverá ter início em um mês. Ontem, sexta-feira, dia 27, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Mobilidade Urbana, Cíntia Cristina Fernandes esteve visitando o local onde será construída a estrutura, que terá cerca de 3 mil metros quadrados, o frigorífico será edificado atrás da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), cerca de um quilômetro da rodovia BR-265.

Cíntia estava acompanhada do comerciante Claudionor Araújo, o responsável por trazer o empresário Cleiton Martins Ferreira a Lavras e apresentá-lo ao prefeito José Cherem, e o chefe de Departamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Antônio Pedro Ferreira Júnior.

Em maio do ano passado o empresário de Campo Belo, Cleiton Martins Ferreira, adquiriu uma área de 32 mil metros quadrados nos fundos da Distribuidora Ford, na BR-265, para construir um frigorífico em Lavras, Cleiton disse que o empreendimento seria montado em Três Corações, mas a conselho de um amigo, Claudionor Araújo Júnior, conhecido como Juninho, filho do "Toti Açougueiro", veio a Lavras e foi apresentado, pelo amigo, ao prefeito José Cherem, que se prontificou em ajudá-lo dentro das possibilidades e de acordo com a lei.

Uma das primeiras providências tomadas pelo prefeito José Cherem foi determinar que a Secretaria Municipal de Obras preparasse a estrada que vai dar acesso ao Frigolavras para facilitar o trânsito de caminhões para dar início à obra de edificação da estrutura do frigorífico, também agilizou o trabalho de aprovação de projetos na Secretaria de Obras, ficando apenas a liberação da Licença Ambiental, que é concedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que tem como secretário o lavrense Germano Luiz Gomes Vieira, que atendeu aos pedidos do prefeito de Lavras e agilizou o processo de liberação.

Boas notícias têm sido divulgadas nos últimos meses em Lavras, no que tange a geração de empregos, isso tem refletido nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo governo federal, no último Caged, divulgado em abril. Com dados referentes ao mês de março, Lavras fechou o mês com saldo positivo de empregos: 119, no acumulado do ano, de janeiro a março, acumulam saldo positivo de 142 vagas de empregos abertas.

Em 12 meses, de abril de 2017 a março de 2018, o salto também é positivo em 145 empregos gerados. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Cíntia Cristina Fernandes, isso se deve a política implementada pelo prefeito José Cherem, que procura acolher novas empresas, como foi feito com o supermercado Mart Minas, com os hotéis Transamérica e Bristol, que estão sendo construídos e Lavras, e também com a ampliação do Laticínio Verde Campo, que já estão gerando empregos diretos.

Outro fator que também contribuiu muito foi o estudo realizado pela Urban Systems Brasil, uma empresa de Business Intelligence especializada em pesquisa comportamental e análise de dados estatísticos para dimensionamento de mercados e levantamento de tendências em mercados e cidades, que colocou Lavras entre as 100 melhores cidades brasileiras para se investir em negócios. Lavras foi considerada a 8ª cidade de Minas e a 86ª do Brasil para se investir. O estudo foi divulgado pelo Sebrae no final do ano passado.

Vale lembrar também que além desses investimentos, tem ainda o Parque Tecnológico da Universidade Federal de Lavras (Ufla). O Parque Tecnológico equivale, em geração de empregos, à instalação de três grandes empresas como a Magneti Marelli. Quando o reitor José Roberto Scolforo esteve na Câmara Municipal, no ano passado, disse que "em 20 anos, o Parque Tecnológico de Lavras será o maior motor de desenvolvimento de Lavras, superando, inclusive, a Ufla".

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras