Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 25/03/2011 11:58 - Atualizada em: 31/03/2011 00:18
PCdoB comemora 89 anos de fundação e tem comemoração também em Lavras
O partido político mais velho do Brasil, o PCdoB, comemora, em todo o país nesta sexta-feira, 89 anos de sua fundação. Em Lavras também haverá comemoração.

     

        Foto ilustrativa

 

O Jornal de Lavras tem a imobiliária Chico no CLICK IMÓVEIS. Se você quer comprar, vender ou alugar um imóvel, clique aqui.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), está comemorando neste 25 de março, 89 anos de sua fundação. Ele foi fundado em 1922 por nove delegados representando cerca de 73 militantes de diferentes regiões do país. Eram eles: Abílio de Neguete, um barbeiro de origem libanesa; Astrogildo Pereira, jornalista do Rio de Janeiro; Cristiano Cordeiro, um contador do Recife; Hemogênio da Silva Fernandes, um eletricista da cidade de Cruzeiro (SP); João da Costa Pimenta, gráfico paulista; Joaquim Barbosa, alfaiate no Rio de Janeiro; José Elias da Silva, sapateiro o Rio de Janeiro; Luís Peres, um vassoureiro do Rio de Janeiro, e Manuel Cendrón, alfaiate espanhol.

O nome de fundação do partido é "Partido Comunista do Brasil", mas seus militantes se referiam a este indistintamente como Partido Comunista Brasileiro ou Partido Comunista do Brasil, como está grafado na carta de Astrogildo Pereira à Internacional Comunista, em 9 de agosto de 1922.

Em 89 anos, o PCdoB tem nos pilares de sustentação de sua história nomes como o de Giocondo Dias, Salomão Malina, Horácio Macedo, Iedo Fiúza, Milton Cayres de Brito, Zuleide Faria de Mello, Carlos Marighela, Mário Alves, Jacob Goerender, Jover Telles, Apolônio de Carvalho, Oscar Niemeyer, Ziraldo, Horácio Macedo, Raimundo Jinking, Roberto Freire e a expressão máxima do Partido: Luiz Carlos Prestes.

Para reverenciar estes e outros nomes, que o PCdoB, o partido político mais antigo do Brasil, comemora seu aniversário. Muitos destes e outros anônimos foram mortos nos anos de chumbo, como Wladimir Herzog, Manuel Fiel Filho e José Montenegro.

Em Lavras não será diferente, os integrantes do PCdoB se reunirão à noite para comemorar os 89 anos do PCdoB. A Executiva Municipal do PCdoB vai apresentar um relatório de atividades desenvolvidas na cidade. Também serão apresentados os novos filiados do partido.

O PCdoB em Lavras tem hoje um representante no Poder Legislativo, o vereador Júlio de Melo, que fez sua história nas portas das fábricas como líder sindical. Júlio trabalha sempre ao lado de seus companheiros, recebendo orientação do partido, que, em Lavras, é dirigido por André Valle.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras