Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Evento /


Publicada em: 18/04/2018 15:56 - Atualizada em: 18/04/2018 18:40
Lavras vai sediar seminário da Agência Nacional de Águas
Lavras, Passos e Pouso Alegre serão sedes do seminário regional do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (PIRH)

Lago de Furnas, conhecido como "Mar de Minas". Imagem extraída do site: vegastripfestival.com.br

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A segunda rodada de seminários regionais do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (PIRH) já está sendo realizada neste mês de abril, duas cidades já sediaram o evento: Ribeirão Preto (SP) e Uberaba (MG). Serão realizados no período de 24 a 26 de abril, em Passos, Lavras e Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais. Em maio será a vez de São José do Rio Preto (SP).

O evento em Lavras será realizado no Anfiteatro 1 do Núcleo de Educação Continuada da Universidade Federal de Lavras (Ufla) no dia 25, quinta-feira, a partir das 13h30. As três cidades mineiras vão conhecer o Manual Operativo (MOP), uma ferramenta criada pelos técnicos que elaboraram o PIRH e pela Agência Nacional de Águas (ANA) como um novo subsídio de apoio à implementação dos planos de recursos hídricos. O manual foi elaborado a partir da constatação de que os comitês e agências de bacia se deparam com dúvidas de como proceder para colocar em prática as ações de um plano de bacia, assim que o documento é finalizado.

O MOP constitui um plano operacional que estabelece, para um conjunto de 21 ações prioritárias propostas pelo PIRH bacia do rio Grande, o roteiro básico para a sua implementação durante os três primeiros anos do horizonte do Plano, ou seja, para o curto prazo. O manual define os responsáveis, os procedimentos necessários, os pré-requisitos e os resultados intermediários e finais esperados de cada uma dessas ações.

O documento é constituído por fluxogramas que indicam os caminhos a serem seguidos para a operacionalização de determinada ação, e permite o acompanhamento de seu desenvolvimento por meio de uma ferramenta auxiliar chamada de "curva de avanço", que demonstra a evolução e o andamento da ação no período previsto, a partir de indicadores associados às metas propostas.

Além dos seminários regionais, o PIRH e o MOP serão apresentados na próxima reunião plenária do CBH Grande e em encontros de divulgação, nos próximos meses. Com isso, pretende-se dar ampla distribuição e acesso ao Plano e a seus instrumentos de apoio entre os atores institucionais e sociais direta e indiretamente interessados no assunto.

O Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do rio Grande foi aprovado em 14 de novembro de 2017, em reunião plenária do CBH Grande. Quem quiser conhecer mais sobre o

Mais informações sobre o Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (PIRH) poderá acessar: cbhgrande.org.br/ ou então: pirhgrande.ana.gov.br/.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras