Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Evento /


Publicada em: 16/03/2018 12:04 - Atualizada em: 16/03/2018 15:38
Setenário das Dores de Maria será celebrado em Ribeirão Vermelho
Em Ribeirão Vermelho a celebração é em Latim, aquela cidade é uma das poucas que ainda celebram na língua indo-européia antiga, que surgiu na região do Lácio, próxima a Roma Antiga

Matriz de Ribeirão Vermelho. Foto: Kaique Ramos

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Dentro de poucos dias os católicos irão celebrar a Semana Santa, que também é chamada de Semana Maior, pois nesta semana se faz memória aos maiores acontecimentos da fé cristã: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Este ano a Semana Santa será celebrada de 25 de março a 1º de abril.

Na semana anterior a Semana Santa, fiéis e devotos de Maria, Mãe de Jesus, se reúnem para celebrar o Setenário de Nossa Senhora das Dores. O Setenário relembra as principais dores que Maria sofreu com a paixão, morte e sepultamento de Jesus.

Esta devoção a Nossa Senhora das Dores possui fundamentos bíblicos, pois é no Livro Sagrado dos Cristãos que se encontram as sete dores de Maria: o velho Simeão, que profetiza a espada que transpassaria (de dor) o seu Coração; a fuga para o Egito; a perda do Menino Jesus em Jerusalém; a Paixão do Senhor; crucifixão, morte e sepultura de Jesus Cristo.

Em Ribeirão Vermelho, este costume se mantém vivo. Todos os anos é realizado naquela cidade o Setenário das Dores, que tem este nome em referência às sete dores da Mãe de Jesus e ao período em que é celebrado, sete dias. Na terra da maior rotunda da América Latina, o Setenário ainda é rezado em latim, língua que por muitos anos foi tida como oficial da Igreja Católica.

A celebração que tem suas raízes na devoção popular do povo mineiro desde os séculos do ouro, em Ribeirão Vermelho é abrilhantada pelo Coral Imaculada Conceição, acompanhado pela centenária Banda de Música da cidade, "Lira Joaquim Braga".

A Paróquia Nossa Senhora da Guia, daquela cidade, irá celebrar a Semana das Dores, a partir de domingo, de 18 a 24 de março, sempre às 19h na igreja Matriz, localizada na praça central da cidade. A cada dia desta semana haverá reflexão sobre uma dor de Maria e das 16h às 18h haverá atendimento de confissões.

Os fiéis ribeirenses e o Padre José de Souza Carvalho, que está à frente daquela paróquia desde setembro do ano passado, convidam toda região para participar e conhecer esta tradição católica.

Colaborou na matéria: Kaíque Ramos

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras