Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 09/03/2018 10:39 - Atualizada em: 09/03/2018 12:39
Empresa que está elaborando estudo de tráfego para Lavras entregou primeiro parecer
Baseado no estudo é que será elaborado o processo licitatório de transporte coletivo no final do ano

Técnicos da empresa Planum – Planejamento e Consultoria Urbana fizeram uma apresentação do primeiro módulo do estudo, foi também entregue duas encadernações para o prefeito José Cherem

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A empresa Planum – Planejamento e Consultoria Urbana, vencedora do processo licitatório para desenvolver um estudo de tráfego para Lavras, entregou ontem, quinta-feira, dia 8, o resultado preliminar de um estudo de transporte coletivo. A Planum está elaborando um plano que, depois de concluído, servirá de base para o projeto de licitação de linhas de ônibus circulares em Lavras. A licitação será feita ainda este ano. A concessão da empresa Autotrans terminou em novembro do ano passado, o prefeito José Cherem prorrogou por mais um ano para poder realizar o projeto que vai determinar o que a empresa vencedora da licitação terá que cumprir.

Técnicos da Planum estiveram em Lavras e trabalharam durante quatro meses apurando todas as deficiências do transporte coletivo em Lavras, os técnicos estudaram os itinerários, as situações das linhas, fez pesquisa com os usuários do transporte coletivo, levantaram todas as situações, demandas, desejos dos usuários na criação de novas linhas e estudaram as linhas existentes, se passaram por passageiros e andaram em todos os itinerários, observaram o estado de conservação dos ônibus e outros.

Com base neste relatório e outro que ainda deverá ser entregue, o estudo deverá passar pelo Departamento Jurídico da Prefeitura, onde deverão ser feitas as correções na forma da lei, depois o estudo será apresentado à comunidade através de audiência pública, isso porque o prefeito José Cherem disse que quer que o processo licitatório para a escolha da empresa que vai explorar o transporte coletivo a partir do próximo ano, seja realizado de forma técnica e transparente.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Mobilidade Urbana, Cíntia Cristina Fernandes (foto abaixo), "com base no documento final será elaborado o processo licitatório, onde a empresa que vencer terá que cumprir rigorosamente tudo que consta da documentação final, discutida com a população".

Isso colocará um final no método amador que se desempenha na cidade, onde a empresa decide quando e como deve abrir uma nova linha, quantos ônibus colocam para circular em determinados horários e também colocará um fim na discussão amadora de reajuste de passagens, como é feito até hoje, onde a empresa apresenta uma planilha com despesas que só ela tem acesso, apresenta uma proposta de reajuste elevada para dar margem a negociação, a prefeitura discute com os empresários e bate o martelo quando chegam num acordo.

A partir do planejamento elaborado por técnicos especializados no assunto, a empresa que vencer a licitação para a exploração do transporte coletivo em Lavras terá que cumprir o que determinará o processo licitatório, que será elaborado baseado na documentação que foi amplamente estudada e discutida com a população e caso isso não ocorra, o contrato é rescindido sob o amparo da lei.

Hoje foram entregues à secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Mobilidade Urbana, Cíntia Fernandes, duas encadernações do primeiro levantamento, outros serão entregues para análise do Jurídico da Prefeitura de Lavras.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras