Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 02/02/2018 14:56 - Atualizada em: 02/02/2018 20:24
Realizada a assinatura do contrato e da ordem de serviço para a construção do Hospital-Dia Ufla
Os prazos para a execução dos projetos passam a contar a partir da próxima segunda-feira

Foto: Ascom/Ufla

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Na manhã desta sexta-feira, dia 2, foi realizada a assinatura do contrato e da ordem de serviço com o Consórcio CGP- Grupo de Arquitetos e Urbanistas para a construção do Hospital-Dia, uma parceria entre a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Prefeitura de Lavras.

A assinatura foi realizada entre o reitor da Ufla, professor José Roberto Soares Scolforo, e os representantes legais do Consórcio Renato Zica Pimentel e Olival Zica Pimentel.  O valor total do edital de licitação foi de R$ 17.984.441,62. Durante o acordo, o reitor da Ufla destacou a contribuição do deputado Carlos Melles e do ministro da Educação, Mendonça Filho, primordiais na garantia do recurso ao Hospital-Dia.

O Consórcio CGP- Grupo de Arquitetos e Urbanistas é constituído pela empresa Construtora Gomes Pimentel, com sede em Lavras e pelo Grupo Arquitetos e Urbanistas, com sede em Belo Horizonte. Eles serão responsáveis pela elaboração dos Projetos Básicos e Projetos Executivos de Arquitetura e Complementares de Engenharia e Execução da Obra de Construção, incluindo obras e serviços de urbanização, macro e micro drenagem e infraestrutura, atendidas todas as especificações constantes dos anteprojetos, plantas, desenhos e demais complementos que integram o instrumento convocatório. Neste ano, a primeira etapa será a elaboração dos projetos e as devidas aprovações junto à Vigilância Sanitária e ao Corpo de Bombeiros. Após a conclusão desta fase, iniciará a execução da obra de construção. 

De acordo com o reitor, todos os esforços serão feitos para que a unidade entre em funcionamento até 2020. "Meu mundo é acadêmico, mas temos esse compromisso com a população de Lavras. É um processo complexo, que envolve obras, aquisição de equipamentos e outros ajustes, entretanto, com muito trabalho e empenho das pessoas envolvidas, chegaremos ao objetivo final, oferecendo um tratamento igual a todos".

Por meio da assinatura do contrato e da ordem de serviço, os prazos para a execução dos projetos passam a contar a partir da próxima segunda-feira (5/2). A previsão da finalização do Hospital-Dia é abril de 2020. "Preciso que vocês cumpram os prazos, apesar de todas as dificuldades. Se todos se comprometerem será possível finalizar esse projeto de maneira eficaz", destacou o reitor. 

A proposta de um Hospital-Dia

A parceria vai viabilizar o funcionamento de um hospital-dia no imóvel de propriedade da Universidade onde funcionou o antigo "Hospital do Coração", na zona oeste do município. Esse modelo de unidade de saúde é inédito na região, prestando 100% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo consultas médicas especializadas, exames de apoio diagnóstico especializados e cirurgias eletivas de baixa e média complexidade, que exijam internação não superior a 12 horas.

De acordo com dados da Prefeitura, grande parte das cirurgias feitas hoje pelo SUS no município pode ser classificada nessa modalidade. Dessa forma, a estrutura permitirá atender a uma demanda importante da população, com elevação significativa na qualidade dos serviços prestados e redução da sobrecarga dos hospitais da cidade, permitindo que eles se dediquem fortemente aos procedimentos de maior complexidade. Além das especialidades, o planejamento para a estrutura em Lavras prevê o atendimento de emergências.

Pela parceria, a Ufla ficará responsável especialmente pela construção da área física, aquisição de equipamentos especializados e custeio de atividades acadêmicas envolvidas. A Prefeitura contribuirá com equipamentos básicos, profissionais técnicos para atendimento e custeio dos serviços prestados à população.

Um aporte para a formação na graduação e pós-graduação

Além do benefício de atendimento direto à população, o hospital-dia terá papel a cumprir nas atividades acadêmicas dos cursos da Ufla ligados à área de saúde, notadamente Medicina, Nutrição e Educação Física.

O reitor ressalta que a unidade já nasce tendo por princípio a oferta de um serviço de alta qualidade ao cidadão, seguindo o histórico de excelência que marca o percurso da Ufla e sua atuação nas ciências agrárias. "O ponto determinante para nós nessa iniciativa é que estejamos construindo um atendimento de saúde de ponta não só em sua qualidade técnica, mas principalmente no alto padrão de relacionamento que manteremos com cidadãos de todas as classes sociais, garantindo que todos sejam atendidos com a mesma dedicação".

Mesmo com o hospital-dia em funcionamento, a parceria do curso de Medicina da Ufla com os outros dois hospitais da cidade permanecerá fundamental, especialmente para que os acadêmicos acompanhem os procedimentos de maior complexidade.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras