Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 27/01/2018 21:09 - Atualizada em: 28/01/2018 18:36
Saíram os resultados de necropsia dos macacos encontrados mortos em Lavras
Um dos macacos foi morto pela crueldade humana e, o outro, por obstrução intestinal

Macaco encontrado agonizando. Ele foi fotografado por Marcus Ribeiro para o Jornal de Lavras

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O Laboratório de Patologia da Universidade Federal de Lavras (Ufla), que realizou a necropsia em dois macacos encontrados mortos em Lavras, constatou que eles não tinham o vírus da febre amarela.

Um dos macacos morreu de obstrução intestinal e o outro, de traumatismo craniano, provavelmente decorrente de alguma pancada, pedra, paulada ou queda. A necropsia é realizada em Lavras no laboratório do Curso de Medicina Veterinária.

Caso os macacos apresentassem alterações no fígado ou baço, como dilatação, por exemplo, o material seria enviado para exames na Fundação Ezequiel dias (Funeb), em Belo Horizonte. O exame preliminar realizado na Ufla descartou a febre amarela, por isso, não foi necessário enviar material para análise na Fundação Ezequiel Dias.

O Jornal de Lavras lembra mais uma vez: macaco não transmite febre amarela; macaco é vítima da febre amarela e é importantíssimo que eles existam porque eles são marcadores da doença, eles indicam o local onde a doença está chegando. Por isso eles são úteis aos seres humanos, mas, infelizmente, tem muita gente matando macacos por ignorância. A morte dos macacos, além da crueldade, prejudica a investigação científica sobre a disseminação da doença.

O que as pessoas deveriam fazer e não fazem, é manter os quintais limpos, calhas limpas e desobstruídas, tapar os ralos das áreas de serviço, não deixar água empossada, não dar chance para o mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue, a zika, a chikunguna. O Aedes aegypti que vive na área silvestre é conhecido como mosquito Haemagogus.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras