Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Educação /


Publicada em: 26/01/2018 14:27 - Atualizada em: 26/01/2018 21:06
Professora da Ufla é selecionada para o Startup Universitário do programa Minas Digital
O Startup Universitário vai capacitar e apoiar professores universitários para criarem ações e programas nas instituições de ensino

Foto extraída do site da Ufla

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

A professora Jenaina Ribeiro Soares, do Departamento de Física (DFI), da Universidade Federal de Lavras (Ufla), foi selecionada para o Startup Universitário, parte do programa Minas Digital, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes).

O Startup Universitário vai capacitar e apoiar professores universitários para criarem ações e programas nas instituições de ensino que deem aos alunos a oportunidade de desenvolver um comportamento empreendedor, incentivando a abertura de novos negócios, apoiando a transferência de tecnologias e aumentando o número de startups no âmbito universitário. 

Foram feitas mais de 500 inscrições, de todas as partes do Estado. O programa selecionou 100 professores de instituições pública e privadas de ensino superior. Por meio dos educadores, o programa pretende apoiar até 100 startups de universidades na criação de protótipos e ambientar 34 espaços de ideação nos campus das instituições dos professores selecionados, com o montante total de até R$700.000,00. Ao final do Startup Universitário, as IES e os professores que mais se destacarem serão reconhecidos perante o ecossistema por meio de uma cerimônia oficial.

A capacitação dos professores envolverá os temas de educação empreendedora e projetos inovadores nas Universidades. Após o treinamento, os professores serão acompanhados por equipe especializada para assessorá-los na construção do plano de trabalho de atividades voltadas ao fomento do empreendedorismo e inovação em suas Instituições de Ensino.

Os professores participarão do treinamento e posteriormente trabalharão com programas de empreendedorismo e inovação em suas Instituições de Ensino, envolvendo estudantes e diretoria da IES, poderão ser convidados a participar de novas atividades para compartilhar melhores práticas.

O Programa também contempla o apoio à criação de empresas de base tecnológica por meio do estímulo às startups universitárias que envolvam ciência e tecnologia. Esta etapa do programa prevê o apoio por meio de material de consumo, equipamentos e serviços especializados para a construção de protótipos para startups universitárias orientadas por professores participantes do programa Startup Universitário.

Jenaina é vencedora do prêmio nacional Para Mulheres na Ciência 2017 – promoção da Unesco, Academia Brasileira de Ciências e L'Oréal, sendo a única agraciada na categoria Física. O projeto vencedor na categoria Física, elaborado pela professora, está relacionado à sua linha de pesquisa: estudo das propriedades e síntese de nanomateriais – materiais cuja estrutura possui até um milionésimo de milímetro. Nessa escala, as nanoestruturas têm baixa dimensionalidade e apresentam propriedades diferentes das observadas em maior escala. Assim, a professora desenvolve estudos teóricos e experimentais, aplicando diferentes técnicas, a fim de identificar as formas e propriedades das nanoestruturas.

Na Ufla, Jenaina também é coordenadora do grupo de pesquisa em teoria, síntese e caracterização de novos materiais (NanoMat/UFLA), dedicado ao estudo das propriedades eletrônicas, ópticas, estruturais e vibracionais de novos materiais, principalmente bidimensionais (grafeno, novos alótropos de grafeno, metal dicalcogenetos de transição, dentre outros), como objetivo de compreender novos fenômenos observados devido à baixa dimensionalidade ou à síntese de novos compósitos.

Para realizar tais estudos, são utilizados métodos como a Teoria do Funcional da Densidade (Density Functional Theory – DFT), teoria de grupos, Espectroscopia Raman, síntese por deposição química de vapor (Chemical Vapor Deposition – CVD), Microscopia de Força Atômica, Microscopia Eletrônica de Varredura, dentre outros. O NanoMat atua, ainda, no desenvolvimento de instrumentação científica para síntese e caracterização de novos materiais, assim como instrumentação voltada ao ensino; e formação de pessoal altamente qualificado para o desenvolvimento de tecnologias barateadas, que podem ser transformadas em produtos a serem transferidos para a sociedade.

O NanoMat também desenvolve pesquisas multidisciplinares envolvendo materiais para a melhoria da qualidade de solos e também análises de composição e armazenamento de cafés especiais, procurando desenvolver metodologias que agregam valor a estes produtos.

Fonte: Ascom Ufla

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Ufla obtém resultados de excelência no Enade Agência da Copasa em Lavras voltou com o atendimento presencial, mas com restrições
   
Inaugurado na Ufla, o LabCovid, que realizará exames de diagnóstico da Covid - veja fotos Ufla, em parceria internacional, realiza pesquisa inédita sobre a reconstrução do clima da Amazônia
   
Vacinação contra sarampo para jovens e adultos em Lavras vai até o dia 30 Bombeiros de MG atenderam a 40 afogamentos nos 12 primeiros dias de outubro
.

Flashes de Notícias

.  

Blog Sabrina Cicareli:

Decoração da minha Kitnet Tudo de Bom no Os Mais Influentes Revista Elitte 2019
   
Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras