Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 16/01/2018 19:31 - Atualizada em: 17/01/2018 20:12
Prefeito de Lavras recebe equipe da Ufla para discutir a ampliação da parceria com Curso de Medicina
As parcerias ampliadas deverão contar com a participação de mais estudantes do Curso de Medicina da Ufla na área da saúde do município

Estudantes fazem atendimento básico nos postos de saúde do Município

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A parceria iniciada no ano de 2017 com o Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (Ufla) consolidou-se durante o ano com diversas ações de combate a doenças infecciosas e parasitárias e a cessão de espaços médicos no sistema público de saúde para que professores e alunos do Curso de Medicina pudessem colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala.

Esta parceria, além de possibilitar uma boa formação para os alunos, é importante para o município, pois permite a ampliação do número de atendimentos nas mais diversas áreas.

Para o ano de 2018, a meta é expandir a parceria. Com este objetivo, o prefeito José Cherem recebeu em seu gabinete na prefeitura, o coordenador do curso de Medicina professor Vitor Luís Tenório Mati, a chefe de Gabinete do Reitor professora Joziana Muniz de Paiva Barçante, o chefe do Departamento de Ciências da Saúde professor Thales Augusto Barçante, além do pró-reitor de extensão e Cultura professor João José Granate de Sá e Melo Marques e a Pró-Reitora de Graduação em exercício professora Ana Carla Marques Pinheiro. 

Foram discutidas as atividades realizadas no ano de 2017 com ênfase na melhora do atendimento médico na cidade, as diversas ações de combate às doenças infecciosas e parasitárias coordenadas pela professora Joziana Muniz de Paiva Barçante e o envolvimento dos médicos e alunos do curso de medicina da Ufla com a comunidade.

Em 2018 o objetivo é aumentar a disponibilidade de locais e vagas onde as equipes do curso de medicina realizarão atendimentos médicos, possibilitando assim o ensino aos estudantes, além de estender também os horários de alguns tipos de atendimento para o turno da tarde, o que vai proporcionar um aumento no acesso a saúde por parte da população.

O coordenador do curso de Medicina, professor Vitor Mati, ressaltou a importância da parceria. "A prática clínica no âmbito do SUS, a proximidade com as pessoas, com a comunidade são fundamentais para a formação dos futuros médicos. A parceria entre a Ufla e a Prefeitura de Lavras tem sido sem dúvida muito interessante".

À medida que o curso avança, a presença dos alunos e professores de medicina da Ufla nos serviços de saúde municipais fica mais evidente a todos. Hoje já desempenham atividades de atenção à saúde, incluindo consultas, em 10 PSFs (Programa de Saúde da Família) e nos ambulatórios de especialidades do município.

Para o chefe do DSA, professor Thales Barçante: "Os esforços sempre são realizados pelas partes em conjunto. A evolução e implantação do curso de Medicina é constantemente discutida com a gestão Municipal e isso nos traz muita segurança para que as ações de atendimento e vivências proporcionadas aos estudantes ocorram da melhor forma possível. Estamos trabalhando juntos para o bem de toda a comunidade."

De acordo com a professora Joziana Barçante a parceria, na área de saúde, entre a Ufla e Prefeitura Municipal de Lavras vai muito além do curso de Medicina. Diversos projetos que vêm sendo realizados em conjunto têm permitido que a informação e o conhecimento gerados na universidade cheguem à população de Lavras e região. "A sociedade nos mantém para que possamos oferecer ensino de qualidade e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e melhorar a qualidade de vida da população da região onde estamos inseridos".

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras