Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 15/03/2011 08:54 - Atualizada em: 02/11/2011 12:24
Ônibus de Três Corações rodam com biodiesel e, em Lavras, ainda com diesel
A empresa de ônibus Trectur, da cidade de Três Corações, dá um exemplo de respeito ao meio ambiente e toda a frota roda agora com biodiesel.

     

        Ônibus circular da Trectur, agora movido à biodiesel. Foto: Marcelo Leite

 

LAVRAS TEM Embreagens Dantas. Quer saber? Clique aqui.

A poluição tem sido uma preocupação de todo o mundo, sobretudo no que diz respeito ao aquecimento global. A fumaça expelida por caminhões e ônibus são responsáveis por uma grande parte desta tragédia ambiental. Empresários conscientes têm tentado fazer sua parte para, pelo menos, adiar o problema mais para frente, até chegarem a uma solução para salvar a humanidade.

Se todos fizerem alguma coisa, cuidar de seu meio ambiente, procurar soluções, ameniza os problemas. A empresa de ônibus urbanos de Três Corações, a Trectur, está fazendo a sua parte e ganhando o respeito dos moradores daquela cidade. Os ônibus que circulam em Três Corações são abastecidos, agora, com biodiesel.

São 98 veículos que circulam naquela cidade com o biodiesel há pouco mais de um mês. Segundo o proprietário da empresa, não há benefício financeiro com a medida, apenas o favorecimento do meio ambiente, um lucro para o planeta, já que qualquer coisa que se faz no Brasil para preservar o meio ambiente é bom para qualquer país do mundo e vice versa.

O biocombustível que a Trectur utiliza para abastecer seus veículos é comprado em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, ou em São José dos Campos, interior de São Paulo. Cerca de 140 mil litros de óleo de mamona são consumidos por dia com os ônibus da Trectur.

O engenheiro agrônomo da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Pedro Castro Neto, pioneiro na pesquisa nesta área na região do Sul de Minas, disse que o biodiesel é menos poluente em 50%, se comparado ao óleo diesel. Segundo o pesquisador Pedro Castro Neto, ele polui menos porque não contém enxofre, substância presente em outros tipos de combustíveis.

No Sul de Minas, a empresa responsável pelo transporte em Pouso Alegre também utiliza o biodiesel em alguns de seus ônibus: 12 dos 76 ônibus usados no transporte público são movidos com o combustível. Em São Lourenço, há três anos o transporte coletivo usa uma mistura de biodiesel com diesel comum. Apenas 5% dos ônibus usam o novo combustível. Em Lavras a empresa Autotrans roda, ainda, com óleo diesel.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras