Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Meio Ambiente /


Publicada em: 07/01/2018 18:07
Nível do rio Grande aumentou cerca um metro nos últimos dias
Chuva aumentou o nível do rio Grande, isso pode significar alívio na conta de energia elétrica, já que o rio Grande é o principal da bacia de Furnas

Ponte rodoferroviária na divisa de Lavras com Ribeirão Vermelho, onde percebe-se o aumento do nível do rio. Fotos: Jornal de Lavras

 

 

(35) 99925.5481   @jornaldelavras    @jornaldelavras   @jlavras   jornaldelavras

A chuva tem aumentado o nível do rio Grande, o que para muitos é sinal de alívio, já que tem elevado o reservatório de Furnas Centrais Elétricas e isso, garante o abastecimento de energia elétrica. Com os reservatórios das usinas hidrelétricas cada vez mais baixos por causa da estiagem, o sistema elétrico depende cada vez mais de usinas térmicas, que geram energia mais cara, pois funcionam por meio da queima de combustíveis.

O governo criou o sistema de bandeiras tarifárias para sinalizar aos consumidores o custo da produção de energia no país. O objetivo é permitir que os consumidores adotem medidas de economia para evitar que suas contas de luz fiquem mais caras nos momentos em que esse custo está em alta.

Em novembro, por exemplo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), anunciou que em dezembro a bandeira seria vermelha em patamar 2, a mais alta da escala criada pela agência para sinalizar o custo real da energia gerada. Na ocasião, o custo de 100 kWh havia saltado para R$ 5.

À época, a justificativa para o reajuste foi que a falta de chuvas e a situação delicada dos reservatórios das hidrelétricas vêm exigindo o uso maior de energia das termelétricas (usinas que geram eletricidade mais cara), mas o fundo formado pelos recursos das bandeiras tarifárias não vinha sendo suficiente para cobrir o custo extra do setor.

A cor verde indica que o custo é baixo. A amarela, que ele subiu um pouco. A vermelha, patamar 1, que está alto. E a vermelha, patamar 2, é que está muito alto. Com a chuva que tem caído nos últimos dias, o custo da energia elétrica  poderá cair.

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras @eduardocicarelli @sabrinacicareli

Leia também:

Menor foi apreendido no Fonte Verde, em Lavras, vendendo drogas
Pimentel veta lei que proibiria testes com animais em fábricas de cosméticos
Região central de Lavras recebeu contêineres para depósito de lixo
PM faz apreensão de mais de quatro quilos de maconha em Lavras
Estupro coletivo em Itajubá deixa moradores da cidade revoltados
Manifestação contra constantes aumentos dos combustíveis foi realizada em Lavras
.  

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras