Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 22/12/2017 18:51 - Atualizada em: 23/12/2017 22:36
Área do antigo lixão de Lavras está sendo recuperada com plantio de árvores
Onde era o lixão se transformará numa floresta, e o trabalho já começou

Fotos: PML

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O "lixão" é uma forma inadequada de se dispor os resíduos sólidos urbanos porque provoca uma série de impactos ambientais negativos. Lavras felizmente não tem mais um lixão, o lixo coletado em Lavras vai para um aterro sanitário na cidade de Alfenas.

O lixão acabou mas deixou um passivo ambiental: a área onde durante anos foi depositado o lixo, precisa ser recuperada. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente desenvolveu um projeto de recuperação da área degradada, para isso, foi elaborado um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).

O plano foi elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e com o Consórcio Regional de Saneamento Básico (Consane), objetivando a recuperação da área que durante anos serviu de depósito de lixo urbano.

A ideia é plantar cerca de 12 mil árvores no local. A arborização usada na recuperação da área degradada seguiu a um trabalho de levantamento da vegetação do entorno, com isso, a vegetação no local será a mais próxima possível da vegetação primitiva.

Na quarta-feira, dia 20, foram plantadas as primeiras 600 mudas, uma solenidade foi realizada na estrada que dá acesso a Ityrapuan e contou com as presenças de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O objetivo da revitalização da área visa: preservar áreas de recarga de mananciais próximos; servir de componente da regulação microclimática do entorno; atuar como refúgio para a fauna silvestre e potencialmente ser fonte de sementes que atuem na ampliação da diversidade genética da flora local. As primeiras mudas foram doadas pelo IEF (Instituto Estadual de Florestas).

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras