Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 20/12/2017 19:39 - Atualizada em: 21/12/2017 08:31
Desarticulado tentáculo de organização criminosa de SP que estava se instalando em Lavras
Ministério Público, PM e PC desarticulam organização criminosa em quatro cidades do Sul de Minas, Lavras era uma delas

Imagem ilustrativa do site Miramar

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) desarticulou ontem, terça-feira, dia 19, um tentáculo de uma organização criminosa paulista que estava se instalando no Sul de Minas Gerais. O crime organizado estava presente em quatro cidades do Sul do Estado: Lavras, Alfenas, Varginha e São Lourenço.

Ontem foram cumpridos 37 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, ao todo 32 pessoas foram denunciadas por participação na facção. A quadrilha era comandada por integrantes do bando de dentro de prisões e atuava no tráfico de drogas. O dinheiro arrecadado era enviado para a capital paulista.

O trabalho de investigação teve início há três anos, foi detectado que a quadrilha atuava no Sul de Minas no tráfico de drogas, roubos e recrutamento de jovens marginais para a organização criminosa. O bando era comandado por membros da organização que estavam em prisões.

O trabalho de inteligência e troca de informações dos órgãos de segurança de Minas Gerais mostrou que o bando era bem organizado. "Identificamos 32 nomes que exerciam uma função específica, por exemplo, disciplina no interior do presídio, outro responsável pelo progresso da venda da cocaína na cidade, outro pela questão financeira, que é uma mensalidade que cada membro da organização é obrigado a pagar. Então, essas pessoas e outras foram identificadas, acusadas e, a partir de um trabalho conjunto, foi levado ao poder judiciário no começo de dezembro", explicou o promotor Mário Antônio Conceição, que estava à frente da operação realizada ontem.

A operação conjunta com o Ministério Público e policiais civis e militares foi desencadeada simultaneamente em Lavras, Alfenas, Varginha e São Lourenço. Uma pessoa foi presa e outras quatro estão foragidas. Outras 27 pessoas já tinham sido detidas durante as investigações da organização.

O delegado Antônio Carlos Butgnon, que participou das ações nas quatro cidades disse: "É importante diminuir ou até exterminar essa célula, porque sabemos que onde esse grupo se instala o caos é instalado junto. Nosso objetivo, das forças da Justiça, é eliminar essa quadrilha.". A operação contou com a participação de 35 policiais militares, 28 policiais civis, 18 viaturas e dois integrantes do MPMG. Foram apreendidos documentos que comprovam a ligação dos integrantes na quadrilha. 

De acordo com o Ministério Público, o crime vinha aumentando nestas cidades depois que a organização criminosa se instalou, os chefes da quadrilha financiavam o tráfico de drogas. "Eles faziam como se fossem um banco. Emprestavam o dinheiro para compra de drogas. O traficante fazia a venda do entorpecente, e quando não conseguia pagar dentro do prazo, cometia roubos de motos e outros veículos, além de ataques a casas lotéricas e supermercados", explicou.

Uma força-tarefa vai continuar atuando para evitar o crescimento desta facção em Minas. "A organização criminosa está incrementando o recrutamento de pessoas que já atuam na vida do crime e não fazem parte de nenhuma quadrilha. Por isso, vamos continuar a troca de informações para poder identificar, prender e processar essas pessoas", finalizou o promotor Mário Antônio Conceição.

O Ministério Público ainda não divulgou os nomes dos envolvidos e nem os locais dentro de cada cidade onde foram cumpridos os mandados, para não atrapalhar o andamento da operação, que ainda não foi finalizada.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras