Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 19/12/2017 08:24 - Atualizada em: 19/12/2017 10:57
Armadilhas serão instaladas em 250 pontos de Lavras para monitoramento e combate ao Aedes aegypti
Treinamento foi ministrado em Lavras e contou com a participação dos agentes de saúde da cidade e de diversos municípios da região

Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue e outras doenças

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Lavras recebeu treinamento da Superintendência Regional de Saúde nos dias 12, 13 e 14 de dezembro. O tema do treinamento foi a "Ampliação da Vigilância Entomológica para Monitoramento do Aedes por meio de armadilhas Ovitrampas". O objetivo é realizar o monitoramento e combate ao mosquito causador de dengue, zica, chikungunya e febre amarela.

O curso teve a participação da Vigilância em Saúde de Lavras e consiste em orientar e capacitar profissionais para capturar ovos da fêmea do Aedes através de armadilhas simples, baratas e artesanais.

A armadilha é montada em um vasilhame plástico, que contém em seu interior uma mistura de água com levedura de cerveja, atraindo a fêmea do Aedes, que deposita seus ovos na mistura. A cada sete dias as armadilhas são recolhidas e levadas para o laboratório da Vigilância, onde os ovos são contados e colocados em um ambiente controlado onde acontece a eclosão.

Já na forma de larva, elas são analisadas pelos técnicos da Vigilância e, se constatada a presença de larvas de Aedes, o local onde a armadilha foi instalada e um raio de 50 metros recebe ações de combate ao mosquito.

Esta ação é em nível estadual. Em Lavras, serão instaladas 250 armadilhas Ovitrampas e os moradores das residências escolhidas serão parceiros da Vigilância no combate ao Aedes.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras