Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 18/12/2017 08:18 - Atualizada em: 18/12/2017 13:27
Governo Municipal e Ufla estabeleceram mais uma parceria para recuperar nascentes do município
É o Projeto Olho D'Água: Preservação e Recuperação de APPs de Cursos D'Água e Nascentes para a Manutenção dos Recursos Hídricos

Equipe em trabalho de campo

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), o Governo Municipal está desenvolvendo um projeto que certamente refletirá no futuro das novas gerações, é o "Projeto Olho D'Água: Preservação e Recuperação de APPs de Cursos D'Água e Nascentes para a Manutenção dos Recursos Hídricos".

O objetivo do projeto é preservar e recuperar Áreas de Preservação Permanente (APPs) que possuem cursos d'água em pequenas propriedades rurais no município de Lavras. O projeto segue as exigências de lei federal que consta no Código Florestal.

São consideradas APPs, áreas cobertas ou não por vegetação nativa, com função ambiental de preservar os recursos hídricos, paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

A permeabilidade dos solos, o controle da erosão, e o não assoreamento dos rios e nascentes são diretamente relacionados com a presença de vegetação em suas áreas de recarga, que funcionam como "esponjas" para a infiltração das águas de chuva.

O projeto visa recompor a vegetação num raio mínimo de 15 metros, cercar as nascentes para evitar a presença de gado e pessoas, além de arborizar a calha do fluxo d'água.

A Secretaria Municipal de Assuntos Rurais acompanhou da primeira visita técnica, ajudando nos contatos com proprietários e explicando a importância do projeto, que foi muito bem recebido pelos produtores rurais, pois ninguém mais que eles conhecem a realidade.

O pequeno produtor rural precisa proteger essas áreas, pois suas famílias são completamente dependentes das águas de nascentes e outros cursos d'água, para que assim possam cultivar e produzir em sua terra. Além disso, eles sabem que sem água a propriedade se desvaloriza, não tendo como produzir.

Outras visitas serão marcadas e terá início em breve o trabalho de campo, com o cercamento dos olhos d'águas e recomposição da vegetação.

Soluções para a falta de água

Nos últimos anos, os moradores das comunidades rurais de Lavras têm sofrido com um sério problema: a falta de água. Preocupado com a situação, o Governo Municipal irá realizar a perfuração de poços artesianos, mas tem também estimulado todos os moradores da zona rural a participarem de programas e projetos para a recuperação das nascentes. Além do "Projeto Olho D'Água", a administração possui parceria com a Ufla no "Programa Plantadores de Rios", que busca unir proprietários e pessoas interessadas em investir na proteção e recuperação de nascentes e rios.

A melhor solução em longo prazo para a falta de água é a preservação do meio ambiente. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras