Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 14/12/2017 23:52 - Atualizada em: 15/12/2017 08:22
Ufla terá escola pública gratuita para crianças de Lavras e região
Confira a lista dos sorteados. As matrículas deverão ser realizadas ainda neste mês de dezembro, a partir do dia 18 até o dia 21

Núcleo de Educação da Infância. Foto: site Ascom/Ufla

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) criou o Núcleo de Educação da Infância (Nedi), uma escola pública e gratuita para toda a comunidade de Lavras e região. A primeira lista dos sorteados já está disponível para consulta neste link. As matrículas devem ser realizadas de 18 a 21 de dezembro, das 8h às 11h e de 13h às 16h, na secretaria do Nedi, no campus histórico da Ufla.

A escola infantil está vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Serão disponíveis 70 vagas imediatas para crianças entre 3 e 5 anos para o período letivo de 2018. O preenchimento das vagas foi por meio de um sorteio público, realizado nesta quarta-feira, dia 13, no anfiteatro "Magno Antonio Patto Ramalho", seguindo a metodologia utilizada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União. Assim, foi possível realizar uma seleção de forma eletrônica e aleatória, isenta de parcialidade ou manipulação.

Começar algo novo e complexo, como uma escola infantil, num momento de extrema crise no Brasil, é a demonstração de uma gestão ousada, responsável e voltada para o bem comum e a justiça social. "Neste local havia uma escola particular, sem fins lucrativos. Com o novo posicionamento da Procuradoria Federal e com a postura da direção executiva de mais uma vez brindar a população com uma escola pública de qualidade, construímos com muito esforço uma escola de educação infantil gratuita. É uma conquista histórica. Resgatamos o que foi perdido no passado distante", explica o reitor da Ufla, professor José Roberto Soares Scolforo.

Criado neste ano, o Nedi abrange o trabalho educativo com bebês e crianças da creche e da pré-escola, que compõem a Educação Infantil, compreendida como primeira etapa da Educação Básica, permitindo que crianças residentes em diversos bairros do município possam ser contempladas. "Começamos pequeno. Mas, a expectativa é de que no ano seguinte já tenhamos mais vagas. Consideramos essa escola o embrião de algo tão qualificado, expressivo e grandioso como a Ufla atual e do futuro. Estamos mais uma vez viabilizando a esperança à população. Uma escola para todos", complementa o reitor.

A estrutura organizacional do Núcleo é composta por: Coordenação Geral, Assessoria Pedagógica, Secretaria, Colegiado da Educação Infantil, corpo docente e equipe de estagiários e auxiliares em serviços educacionais. Conta também com o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Infâncias e Educação Infantil – Nepi – que possui como participantes: professoras que atuam no Nedi, e estudantes de graduação e pós-graduação.

Orientações para os selecionados - No ato da matrícula, o responsável legal da criança deverá preencher o Requerimento de Matrícula e apresentar a seguinte documentação da criança: original e fotocópia da certidão de nascimento;original e fotocópia da Carteira de vacinação da criança;1 (uma) fotografia recente colorida, modelo 3 x 4 da criança;fotocópia da carteira de plano de saúde, caso possua, e cartão do SUS da criança.

Documentos do responsável legal:original e fotocópia Carteira de Identidade;original e fotocópia do CPF;cópia do comprovante de endereço.

Para as crianças convocadas para a matrícula em vaga reservada será preciso apresentar um laudo assinado por um médico especialista na área de sua deficiência, contendo na descrição clínica o grau ou nível de deficiência com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID. Deve, ainda, conter o nome legível, carimbo, assinatura e CRM do médico que fornecer o laudo.Outros documentos serão solicitados, caso seja necessário.

O não comparecimento do responsável legal da criança, no prazo previsto no item anterior, e/ou a falta de qualquer documento exigido para matrícula implicará a perda da vaga, não podendo seu responsável legal pleitear matrícula em data posterior.

 

Concurso público para professor no Nedi

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Ufla destinado ao provimento de cargo de professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, para dedicação exclusiva no Núcleo de Educação da Infância. A titulação mínima exigida é graduação (nível superior) em Pedagogia, Normal Superior ou Educação Infantil.

Serão oferecidas duas vagas Classe D I, nível 1, com vencimento básico de 4.455,22 e retribuição por titulação (comprovada e não cumulativa). Também há o acréscimo de auxílio-alimentação e do auxílio- transporte, nos termos da legislação vigente.

As inscrições deverão ser realizadas no site prgdp.ufla.br/site/concurso/professor, até as 23h59 do dia 21 de dezembro (horário oficial de Brasília). A taxa de inscrição é de R$ 110.

 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

 

 

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras