Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


destaque / Cultura /


Publicada em: 06/12/2017 11:16 - Atualizada em: 07/12/2017 01:02
Frida Kahlo é tema de exposição no Museu Bi Moreira, em Lavras
Museu Bi Moreira tem exposição interativa aberta sobre a vida da artista plástica Frida Kahlo

Foto da exposição "As cores e as dores de Frida Kahlo"

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Está aberta ao público no Museu Bi Moreira, no campus histórico da Universidade Federal de Lavras (Ufla), uma exposição sobre a mexicana Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, um ícone do surrealismo e do universo feminino na década de 50. Ela foi pintora e fotógrafa, sua inspiração para suas pinturas e fotografias, veio de suas angústias e dificuldades em lidar com sua própria condição. Quando criança, Frida contraiu poliomielite que deixou uma lesão no seu pé esquerdo, e ganhou o apelido de 'Frida perna de pau'.

Mais tarde, em 1925, a artista sofreu um acidente em que teve múltiplas fraturas e precisou fazer 35 cirurgias. Foi nesse período, em que ficou presa à sua cama e com problemas na coluna, que começou a pintar e retratar suas angústias e frustrações em suas criações.

A exposição é voltada para crianças, mas aberta ao público em geral, ela abrange a narração da história da artista plástica mexicana, produção de desenhos e uma reflexão, por meio da produção de autorretratos, com inspiração na vida de Frida Kahlo.

A exposição nasceu de um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Gênero e Sexualidade, desenvolvido em uma escola municipal de Lavras. Nesse projeto, docentes e graduandas de Pedagogia da Ufla buscaram mostrar a interpretação das crianças sobre diferentes obras de Frida Kahlo, referência da arte moderna no século XX. Todo o material exposto no Museu Bi Moreira foi produzido pelos estudantes, o que exprime o protagonismo das crianças nessa iniciativa.

As brincadeiras levam as reflexões sobre as realidades e sentimentos das crianças. A escolha da artista plástica Frida Kahlo foi proposital: "Trouxemos ela principalmente por ser uma mulher, latino-americana. Notamos que há uma identificação entre as crianças e a artista. Também buscamos trabalhar a expressão dos sentimentos", revela a estudante Letícia Silva, membro do Pibid – Gênero e Sexualidade.

Coordenam esse projeto as professoras do Departamento de Educação: Cláudia Maria Ribeiro, Ellen Gonzaga Lima Souza e Kátia Batista Martins. Como idealizadoras, o projeto teve a professora Laís Nogueira (bolsista e professora da rede municipal de ensino de Lavras), bolsista Letícia Silva e a bolsista Marcela Leal.

A exposição interativa "Brincando com Frida" vai até o dia 1º de março e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h às 12 e das 14 às 18h, com entrada franca.

As escolas que quiserem agendar visitas com grupos de alunos devem entrar em contato com o Museu, previamente, pelo telefone: (35) 3829-1205. Para a comunidade em geral, não é necessário agendar a visita.

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Homicídio em Lavras: rapaz morre a pauladas no bairro Nossa Senhora de Lourdes Furto em escola pública de Lavras: PM prendeu um dos ladrões e recuperou os objetos
   
Criminosos armados assaltam casa lotérica em Lavras - veja vídeo PM prende ladrões de gado na cidade de Perdões; animais eram vendidos em Lavras
   
Caixa amplia horário de atendimento das agências para saque de auxílio emergencial Bolsonaro nomeia João Chrysostomo de Resende Júnior como reitor da Ufla
.

Flashes de Notícias:

Jovem de 33 anos falece com suspeita de coronavírus em Lavras Mais um caso de coronavírus confirmado em Lavras
   
Primeiro caso de coronavírus confirmado em Lavras Falecimento de idosa que estava com suspeita de coronavírus em Lavras
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras