Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Cultura /


Publicada em: 06/12/2017 11:16 - Atualizada em: 07/12/2017 01:02
Frida Kahlo é tema de exposição no Museu Bi Moreira, em Lavras
Museu Bi Moreira tem exposição interativa aberta sobre a vida da artista plástica Frida Kahlo

Foto da exposição "As cores e as dores de Frida Kahlo"

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Está aberta ao público no Museu Bi Moreira, no campus histórico da Universidade Federal de Lavras (Ufla), uma exposição sobre a mexicana Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, um ícone do surrealismo e do universo feminino na década de 50. Ela foi pintora e fotógrafa, sua inspiração para suas pinturas e fotografias, veio de suas angústias e dificuldades em lidar com sua própria condição. Quando criança, Frida contraiu poliomielite que deixou uma lesão no seu pé esquerdo, e ganhou o apelido de 'Frida perna de pau'.

Mais tarde, em 1925, a artista sofreu um acidente em que teve múltiplas fraturas e precisou fazer 35 cirurgias. Foi nesse período, em que ficou presa à sua cama e com problemas na coluna, que começou a pintar e retratar suas angústias e frustrações em suas criações.

A exposição é voltada para crianças, mas aberta ao público em geral, ela abrange a narração da história da artista plástica mexicana, produção de desenhos e uma reflexão, por meio da produção de autorretratos, com inspiração na vida de Frida Kahlo.

A exposição nasceu de um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Gênero e Sexualidade, desenvolvido em uma escola municipal de Lavras. Nesse projeto, docentes e graduandas de Pedagogia da Ufla buscaram mostrar a interpretação das crianças sobre diferentes obras de Frida Kahlo, referência da arte moderna no século XX. Todo o material exposto no Museu Bi Moreira foi produzido pelos estudantes, o que exprime o protagonismo das crianças nessa iniciativa.

As brincadeiras levam as reflexões sobre as realidades e sentimentos das crianças. A escolha da artista plástica Frida Kahlo foi proposital: "Trouxemos ela principalmente por ser uma mulher, latino-americana. Notamos que há uma identificação entre as crianças e a artista. Também buscamos trabalhar a expressão dos sentimentos", revela a estudante Letícia Silva, membro do Pibid – Gênero e Sexualidade.

Coordenam esse projeto as professoras do Departamento de Educação: Cláudia Maria Ribeiro, Ellen Gonzaga Lima Souza e Kátia Batista Martins. Como idealizadoras, o projeto teve a professora Laís Nogueira (bolsista e professora da rede municipal de ensino de Lavras), bolsista Letícia Silva e a bolsista Marcela Leal.

A exposição interativa "Brincando com Frida" vai até o dia 1º de março e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h às 12 e das 14 às 18h, com entrada franca.

As escolas que quiserem agendar visitas com grupos de alunos devem entrar em contato com o Museu, previamente, pelo telefone: (35) 3829-1205. Para a comunidade em geral, não é necessário agendar a visita.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras