Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 01/12/2017 11:20 - Atualizada em: 01/12/2017 14:06
Os números da Aids em Lavras
Hoje é celebrado em todo o planeta o Dia Internacional de Luta contra a Aids, uma doença incurável

Laço vermelho, símbolo de combate a Aids

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Primeiro de dezembro é o Dia Internacional de Luta contra a Aids, ele tem como objetivo lembrar a sociedade da intensa luta travada contra a Aids e trazer os valores de compreensão, solidariedade e apoio as pessoas infectadas. É uma data que existe desde o final dos anos 80 e é quando geralmente são realizadas diversas campanhas de conscientização sobre a doença.

Há 37 anos surgia o primeiro caso de Aids no Brasil, uma doença causada pelo vírus HIV. A forma de contágio pelo vírus ocorre através de relações sexuais de qualquer tipo, transfusões de sangue, amamentação por leite materno, contato com secreções, contato com instrumentos cortantes que não tenham sido esterilizados, como equipamentos cirúrgicos, seringas, entre outros de pessoas infectadas.

Ao contrário do que muita gente pensa, ser HIV positivo não é o mesmo que ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da doença quando o sistema imunológico encontra-se debilitado. A Aids não tem cura e o seu tratamento consiste na administração de anti-retrovirais que agem no organismo com redução das infecções, diminuição da replicação do vírus HIV no organismo e proporciona melhora na qualidade de vida do doente.

Os primeiros casos de Aids foram descobertos nos Estados Unidos, Haiti e África Central em 1977 e 1978, mas só foram classificados como a síndrome em 1982, quando se compreendeu melhor a doença. No Brasil, o primeiro caso foi diagnosticado em São Paulo, em 1980.

São mais de 34 milhões de casos de infecção de HIV em todo o mundo, no Brasil calcula-se que hoje tenha 830 mil pessoas com o vírus HIV. Em Lavras, segundo dados estatísticos da Equipe IST/HIV/AIDS Lavras, são 240 pessoas infectadas, dessas, 229 fazem acompanhamento, sendo 225 em tratamento e quatro portadores.

Dos 225 em tratamento, 137 são homens e 88 mulheres (sendo uma, criança). Dos quatro portadores, aqueles que têm o vírus, mas ainda não se manifestou, três são homens e uma mulher. Estes dados são referentes ao período de 20 de novembro de 2016 a 20 de novembro de 2017.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras