Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 28/11/2017 08:04 - Atualizada em: 28/11/2017 12:10
Cemig registrou mais de 17 mil ocorrências de falta de luz causadas por queda de árvores em 2017
Para minimizar os danos ao sistema elétrico, Cemig investiu R$ 2 milhões no Sul de Minas

Árvore no bairro Novo Horizonte, que estava seca e foi cortada porque chegou a provocar curto-circuito na rede elétrica da Cemig. Foto: Arquivo Jornal de Lavras 

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) registrou, de janeiro a junho deste ano, 17.763 mil ocorrências de falta de energia causadas pela queda de árvores ou por galhos e folhas que encostam nos fios da rede elétrica. Estas ocorrências deixaram mais de 2 milhões de consumidores sem luz, em todo o Estado. No sul de Minas, foram registradas 2.677 mil ocorrências no primeiro semestre deste ano, que afetaram mais de 360 mil clientes.

Visando minimizar os danos causados ao sistema elétrico, a Cemig investiu, em 2017, cerca de R$ 2 milhões em manutenção preventiva na região Sul de Minas, que contemplou, dentre outras ações, a poda de 4.888 mil árvores em conflito com a rede e a limpeza de faixa nas redes rurais, numa área superior a 7 milhões de metros quadrados.

O plantio e a manutenção de vegetação em distância segura da rede elétrica são soluções simples, que devem ser observadas pela população em geral. A Cemig orienta para que a poda de árvores seja realizada por pessoas habilitadas e de forma segura. A vegetação nativa, por lei, não pode ser derrubada a menos que cause risco de vida.

Como as ocorrências relacionadas à queda de vegetação na área rural são mais recorrentes onde há plantação de pinus e eucaliptos, a Cemig recomenda que o plantio respeite as distâncias mínimas da rede elétrica. Para o eucalipto, que pode atingir até 30 metros de altura, deve ser mantida a distância de 40 metros (20 em cada lateral) no entorno da rede. Isto garante menos episódios de falta de energia, mas acima de tudo evita riscos de acidentes.

Além da queda sobre a rede, também ocorre falta de energia quando a casca do eucalipto começa a soltar e é levada pelo vento, enroscando nos fios. Há outras situações em que o tronco da árvore dobra, bate nos fios da rede elétrica e volta ao estado normal com o vento, dificultando às equipes da Cemig identificar onde está o defeito. Por isso, a solução definitiva do problema demora mais.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras