Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Desenvolvimento /


Publicada em: 16/11/2017 14:11 - Atualizada em: 16/11/2017 18:18
Prefeitura vai perfurar poços artesianos na zona rural de Lavras
Falta de água na zona rural preocupa homem do campo e autoridades

Representantes de diversas comunidades rurais estiveram presentes à reunião na prefeitura

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Uma reunião no auditório da Prefeitura de Lavras na segunda-feira, dia 13, reuniu representantes de diversas comunidades rurais de Lavras, onde foram apresentados a eles os planos de investimentos na Zona Rural de Lavras, depois da finalização do processo licitatório para a perfuração de poços artesianos.

Participaram da reunião representantes de 21 comunidades rurais, todas reivindicam poços artesianos, uma situação preocupante, já que a água está desaparecendo das propriedades rurais. A reunião foi coordenada pelo prefeito José Cherem e pelo secretário Municipal de Assuntos Rurais e também vice-prefeito Edson Alves de Abreu, o "Duti". Estiveram presentes também vereadores e um representante da Emater.

Eles expuseram as deficiências e as dificuldades das comunidades. Todos tiveram direito a voto na decisão sobre onde é de mais urgência a instalação dos poços e sobre a forma como eles serão administrados, tendo prevalecido a parceria entre Governo Municipal e Associações de moradores. Ficou acordado que de imediato serão perfurados dez poços.

As perfurações ficarão a cargo da Secretaria de Assuntos Rurais, como também a instalação das bombas. O governo municipal estabeleceu uma parceria com as lideranças das comunidades, as associações de cada comunidade vão arcar com a construção da rede de distribuição da água.

De acordo com o prefeito José Cherem, "é muito importante essa parceria com os moradores. Assim, será possível que a verba atenda um número maior de comunidades". Cherem também falou que é de real importância também que as associações das comunidades façam um trabalho de recuperar as nascentes de água, com arborização e cercamento.

O vice-prefeito e secretário de Assuntos Rurais, Edson Alves de Abreu, o "Duti", como é mais conhecido, disse: "eu sou morador do campo e ando por todas as comunidades rurais, por isso, vejo como a criação desses poços irá ajudar no dia a dia de todos". Duti disse ainda: "esses poços são compromissos assumidos por mim e pelo prefeito, que agora irão se tornar realidade". Muitos moradores falaram que têm sido necessário buscar água na cidade, pedir para vizinhos ou estocar em casa para realizar tarefas simples como cozinhar e dar de beber aos animais.

Todos os participantes concluíram que a falta de água é um problema que tem tornado um problema sério em toda a zona rural. Sobre isso o prefeito José Cherem disse: "nós estamos tomando diversas medidas para solucionar essa questão. Nos próximos meses, iremos construir mais poços artesianos do que foram construídos em toda a última década pelo governo em Lavras. Mas frisamos que também é importante prevenir e cuidar das nascentes. Por isso, também estamos empenhados no projeto "Plantadores de Rios", em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla)".

O vice-prefeito e secretário Edson Alves de Abreu também falou sobre o projeto "Plantadores de Rios", desenvolvido pela Ufla e em parceria com a Secretaria de Assuntos Rurais, segundo ele, em breve todos os produtores rurais do município tomarão conhecimento deste projeto importante.

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Ufla obtém resultados de excelência no Enade Agência da Copasa em Lavras voltou com o atendimento presencial, mas com restrições
   
Inaugurado na Ufla, o LabCovid, que realizará exames de diagnóstico da Covid - veja fotos Ufla, em parceria internacional, realiza pesquisa inédita sobre a reconstrução do clima da Amazônia
   
Vacinação contra sarampo para jovens e adultos em Lavras vai até o dia 30 Bombeiros de MG atenderam a 40 afogamentos nos 12 primeiros dias de outubro
.

Flashes de Notícias

.  

Blog Sabrina Cicareli:

Decoração da minha Kitnet Tudo de Bom no Os Mais Influentes Revista Elitte 2019
   
Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras