Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Evento /


Publicada em: 03/11/2017 08:22 - Atualizada em: 03/11/2017 15:05
Medalha histórica será entregue em Lavras pelo 8º Batalhão de Polícia Militar
Medalha com a efígie do Coronel Fulgêncio de Souza Santos

Sede do 8º Batalhão PM, em Lavras (Foto: Arquivo Jornal de Lavras)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Na próxima semana, o comando do 8º Batalhão promoverá uma solenidade de entrega de uma medalha histórica, a medalha Coronel "Fulgêncio de Souza Santos", a solenidade faz parte das comemorações dos 85 anos daquela instituição. A comenda foi instituída em 1982, quando o 8º Batalhão comemorava seus 50 anos.

O coronel Fulgêncio de Souza Santos foi o primeiro comandante do 8º Batalhão, ele comandou a unidade por apenas três dias, ele assumiu o comando no dia 11 de julho de 1932 e morreu após ser atingido por uma bala inimiga na Revolução de 1932 no setor do Túnel, em Passa Quatro, no Sul de Minas. Após a sua morte, assumiu o comando do 8º Batalhão o tenente coronel José Persilva, que foi o segundo a comandar a recém-criada unidade militar de Minas Gerais.

O 8º Batalhão de Caçadores Mineiros era em Belo Horizonte e no dia 28 de fevereiro de 1934, pelo decreto 11.238, o interventor federal Benedito Valadares Ribeiro, deu por sede do 8º Batalhão de Caçadores Mineiros a cidade de Lavras.

Em 21 de março, quase um mês após a assinatura do decreto, chega a Lavras e se estabelece em definitivo o 8º Batalhão de Caçadores Mineiros, hoje 8º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, sendo seu primeiro comandante, em Lavras, o tenente coronel José Persilva. O efetivo do batalhão girava em torno de 300 homens, sendo sua maioria casados.

No dia 14 de janeiro de 1936 é iniciado o serviço de terraplanagem no alto do bairro Santa Efigênia, para a construção do Quartel do 8º Batalhão. Neste trabalho se empenharam, além dos soldados da Companhia, mais 13 presos da cadeia local, colocados à disposição da administração pelo chefe de polícia.

A solenidade de entrega da Medalha Coronel Fulgêncio será às 10h do dia 10 de novembro, no pátio do 8º Batalhão de Polícia Militar. Serão outorgadas 150 medalhas para autoridades civis e militares, além de personalidades de todo o Estado.

A solenidade será presidida pelo coronel Giovani de Souza Silva, comandante da Sexta Região de Polícia Militar e tenente coronel Renan Santos Chaves, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, ambos com sede em Lavras.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras