Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Cultura /


Publicada em: 04/03/2011 14:25 - Atualizada em: 04/03/2011 21:40
Há 50 anos morria John Wheelock, o "Conciliador", a quem Lavras muito deve
Um dos homens a quem Lavras mais deve, John Wheelock, morreu há 50 anos.

     

      Praça John Weelock, na entrada do campus histórico da Universidade Federal de Lavras. Foto: Jornal de Lavras

 

O Jornal de Lavras tem CLICK EMPREGO. Quer saber? Clique aqui.

Neste sábado, dia 5, estará completando 50 anos de falecimento de John Henry Wheelock, ex-diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL). Mister Loock, como era mais conhecido, dirigiu aquela instituição de ensino superior por mais de 20 anos.

Ele nasceu em 21 de janeiro de 1898 em Colfax, Iowa, nos Estados Unidos. Estudou Agronomia na escola Iowa State College, em seguida, no Agricultural and Mechanical College of Texas.Em 1922 mudou-se para o Brasil, chegou a Lavras para trabalhar como professor da Escola Agrícola.

Nesta mesma data foi realizada, em Lavras, a Exposição Agropecuária e Industrial de Minas Gerais, onde é hoje o campus histórico da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Além da exposição, a cidade conheceu a primeira publicação oficial daquela escola, a revista "O Agricultor". No mesmo ano foi inaugurado o prédio "Álvaro Botelho", onde é hoje o Museu Bi Moreira.

Em 1926 ele assumiu o cargo de segundo diretor da Escola Agrícola de Lavras, sucedendo ao seu fundador, o também americano Benjamin Harris Hunnicutt. Devido a sua habilidade para resolver questões difíceis, Wheelock ficou conhecido como "o conciliador".

Ele trabalhou ao lado de Samuel Rhea Gammon e Benjamin Hunnicutt, neste período realizou diversas viagens para aprimorar o conhecimento científico que trouxe para a instituição a que servia. Ele se especializou em Ecologia, Fitopatologia, Agrologia e Fruticultura Sub-Tropical.

Uma de suas características era a simpatia e a forma em que tratava as pessoas simples do meio rural, onde era conhecido como "Sô Mister". John Wheerlock foi o primeiro professor a lecionar Agrologia no Brasil.

Ele era casado com Katherine Bookwalter, brasileira filha de americanos. Ele morreu aos 63 anos na cidade de Campinas (SP), no dia 5 de março de 1961, tendo sido sepultado em Santa Bárbara do Oeste, São Paulo, terra natal de Katherine.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras