Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Evento /


Publicada em: 23/10/2017 10:45 - Atualizada em: 23/10/2017 13:59
500 anos da Reforma Protestante serão celebrados em Lavras
Culto em Ação de Graças reunirá Igrejas Presbiterianas da região no Auditório Lane-Morton

Martinho Lutero em 1529, obra de Lucas Cranach

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
   

No sábado, dia 28, será realizado o Culto em Ação de Graças em celebração aos cinco séculos da Reforma Protestante. O evento, aberto a toda comunidade e com início às 19h30 no Auditório Lane-Morton (Campus Chácara do Gammon), é organizado pelo Presbitério Alto Rio Grande (PARG) que reúne Igrejas Presbiterianas de Lavras, Nepomuceno, Perdões, Cana Verde, Santo Antônio do Amparo, Ribeirão Vermelho e Bom Sucesso. A mensagem bíblica será ministrada pelo Reverendo Cleómines Anacleto de Figueiredo.

Reforma Protestante é o título dado ao movimento iniciado por Martinho Lutero, um monge agostiniano que em 31 de outubro de 1517 afixou 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg (foto portal), Alemanha, questionando o abuso do então governo da Igreja por meio de uma interpretação tendenciosa das Sagradas Escrituras. Segundo a tradição, o estopim para tal ato de Lutero foi a venda de indulgências a fiéis. Iniciada no século XIII a prática visava a concessão do perdão dos pecados por meio de pagamento em dinheiro.

Lutero propôs, ainda, após anos de estudos bíblicos, que a salvação não poderia ser alcançada pelas boas obras ou por quaisquer méritos humanos, mas somente pela fé em Cristo Jesus, único Salvador, graça direta de Deus. O monge foi influenciado pelo trabalho de pré-reformadores a exemplo de John Wycliffe (1328 – 1384), John Huss (1373 – 1415), Jerônimo Savanarola (1452 – 1498) e William Tyndale (1484-1536).

Depois de intensas intervenções vindas de Roma, Martinho Lutero foi excomungado pelo Papa Leão X em 1521. O ano seguinte foi marcado por um sequestro e consequente exílio no Castelo de Wartburg. Nesse tempo, Lutero concentrou esforços na tradução da Bíblia Sagrada para o alemão. Em 1522 o ex-monge regressou a Wittenberg para uma série de pregações e reuniões com diversas pessoas que já compartilhavam de seus escritos.

Uma das principais argumentações que foi defendida por Lutero era a busca de um novo entendimento sobre a relação entre Deus e os homens. Nessa perspectiva surgiu a divulgação dos "Cinco Solas":

- Sola Scriptura (Somente a Escritura): para os reformadores, apenas a Bíblia possui instruções e regras de fé e prática, o que também foi evidenciado pela Confissão de Fé de Westminster;

- Solo Christus (Somente Cristo): apenas Jesus é a ligação entre Deus e os homens;

- Sola Gratia (Somente a Graça): a infinita misericórdia de Deus e a manifestação de sua graça por meio de Cristo possibilitam ao homem o acesso a salvação;

- Sola Fides (Somente a Fé): é exclusivamente por ela a crença em todos os fatos evidenciados pela Bíblia Sagrada;

- Soli Deo Gloria (A Deus somente, a glória): apenas ELE é digno de honra e louvor. Deus é onisciente (sabedor de todas as coisas), onipotente (poderoso sobre tudo) e onipresente.    

O teólogo francês João Calvino foi outro personagem desse cenário de revolução. Fortemente influenciado pelo movimento iniciado por Lutero, Calvino, ainda na mocidade, demonstrou em diversas situações suas habilidades na escrita e na fala. Em 1534 lançou o livro "A Vigília da Alma", uma obra que abriu portas para uma série de publicações voltadas ao tema religioso. João Calvino faleceu em Genebra em 1564 e deixou um legado que resultou em mudanças a curto e médio prazo.

Nas primeiras décadas após a Reforma Protestante, alguns grupos religiosos iniciaram suas atividades, a exemplo das Igrejas Luterana, Reformada e Presbiteriana. Anos mais tarde surgiram outras denominações como Metodista e Batista.

No Brasil, a Igreja Presbiteriana (base Calvinista) teve início com a chegada do missionário Ashbel Green Simonton ao Rio de Janeiro em agosto de 1859. Anos mais tarde, em decorrência de um surto de febre amarela na região de Campinas (SP), a Missão Sul-Brasileira decidiu transferir a então Escola Americana, hoje, Instituto Presbiteriano Gammon, para terras lavrenses.

Os registros mostram que a partir de 1897 reuniões de estudos bíblicos, ministradas pelo Reverendo Samuel Rhea Gammon e missionários, ocorriam de forma sistemática, em Lavras. Em 14 de outubro de 1911 foi organizada, eclesiasticamente, a Primeira Igreja Presbiteriana da cidade, dando origem aos trabalhos que resultaram em outras Igrejas no município e região, formando o Presbitério Alto Rio Grande (PARG).

Por Diego Nascimento, jornalista e palestrante

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras