Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 16/10/2017 11:15 - Atualizada em: 16/10/2017 16:00
Cemig divulga previsão de economia com o horário de verão
Em Minas Gerais, redução diária equivale a demanda de pico de um município de 800 mil habitantes

Imagem ilustrativa extraída do site: cidadeverde.com

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
   

O tradicional horário de verão começou à zero hora de ontem, domingo, dia 15. Essa alteração de horário vigorará até 17 de fevereiro de 2018, completando assim 126 dias de duração.

Segundo o engenheiro de planejamento energético Wilson Fernandes Lage, da Cemig, o objetivo dessa mudança é aumentar a segurança da operação do sistema elétrico brasileiro. "Nesse período, há uma redução da demanda máxima por energia durante o horário de pico de consumo, que ocorre entre 18 e 23 horas", afirma.

O engenheiro avalia, ainda, que a alteração do horário não tem nenhuma relação com o aumento do consumo de energia decorrente das altas temperaturas, típicas do verão, quando há uma maior utilização de equipamentos como aparelhos de ar-condicionado, geladeiras, ventiladores e freezers. "Devido a esse aumento, o consumo na parte da tarde não é alterado com o horário de verão, mas a mudança colabora para que não haja a ocorrência de um segundo pico de consumo, já que as pessoas passam a aproveitar por mais tempo a luz natural do dia, evitando assim a ligação simultânea de chuveiros, por exemplo, e da iluminação artificial", explica.

Com a adoção do horário de verão, a Cemig espera uma redução na demanda máxima de 4,0%, equivalente a 350 megawatts (MW) de potência. Para se ter uma ideia, essa economia poderia abastecer a demanda de pico de município de 800 mil habitantes, equivalente à soma da população de Juiz de Fora e Sete Lagoas, em Minas Gerais.

A redução no consumo de energia é um benefício secundário, porém sempre desejável, pois as condições de geração de energia estão prejudicadas pelos baixos níveis de água em nossos rios e reservatórios, devido a uma sequência de anos com chuvas reduzidas. Nesse sentido, a economia esperada é de até 0,5%, que representa cerca de 110.000 megawatts-hora (MWh), suficiente para abastecer Belo Horizonte por nove dias.

Para os consumidores comerciais e residenciais, o consumo de energia pode reduzir até 5%, devido ao menor tempo de utilização da iluminação artificial.

De acordo com as avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), nos últimos anos o horário de verão alcançou uma redução média de 4,5 % na demanda no horário de pico e uma economia diária de 0,5%. A economia tida no período em que o horário de verão vigora equivale à demanda de uma cidade como Brasília durante 30 dias.

Além disso, o ONS estima que os ganhos com o horário de verão chegam a R$ 147 milhões. Esse valor representa o custo evitado em despacho de usinas térmicas por questões de segurança elétrica e atendimento à ponta de carga no período de vigência desse horário.

O Decreto Presidencial nº 6.558, de 2008, fixou as datas do horário de verão. O início ocorre sempre a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano. O término acontece à zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte, exceto quando coincide com o domingo de carnaval. Nesse caso, o encerramento é adiado para o próximo domingo daquele mês.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras