Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 13/10/2017 10:54 - Atualizada em: 13/10/2017 13:34
Lavras comemora seu 186º aniversário
Há 186 anos, o arraial das Lavras do Funil era elevado à categoria de Vila

Vista parcial de Lavras. Ao fundo, a serra da Bocaina, imagem captada pelas lentes do fotógrafo Rogério Salgado

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Hoje é feriado em Lavras, a cidade está comemorando 186 anos. Dia 13 de outubro é aniversário da cidade e de mais sete outras em Minas Gerais. Pelo decreto de 13 de outubro de 1831 foram elevadas a categoria de Vila as seguintes povoações: São Manoel do Pomba, Curvelo, Tijuco, Rio Pardo, São Romão, Pouso Alegre, Formiga e Lavras. Em cada uma das Vilas foram criadas Câmaras Municipais, dois juízes ordinários e um de orphão.

Em Lavras, no ano seguinte, no dia 14 de agosto de 1832, instalou-se a Câmara Municipal da Vila de Lavras, criada por decreto de 13 de outubro de 1831. Sua primeira sessão realizou-se na residência do vereador Francisco José Teixeira e Souza. A primeira Câmara ficou assim constituída: José Antônio Diniz Junqueira, presidente; Francisco José Teixeira e Souza, Thomáz de Aquino Alves de Azevedo, Antônio Caetano de Andrade, Antônio Simões de Souza, Manoel Thomaz de Carvalho e Domingos de Abreu Salgado.

Os primeiros funcionários da Vila de Lavras foram: secretário da Câmara, Antônio Ferreira Valongo; procurador municipal, capitão João de Deus Alves do Nascimento; fiscal, capitão João Manoel Custódio Netto; porteiro da Casa da Câmara, José Ferreira Godinho; coletor, capitão Pedro Alves de Andrade; escrivão da coletoria, Luciano Antônio Brasileiro; promotor público, padre Francisco de Assis Braziel, conhecido pela alcunha de padre Tutu.

Passaram 37 anos e a Vila de Lavras foi elevada à categoria de cidade no dia 20 de julho de 1868. A lei provincial que elevou a Vila de Lavras a categoria de cidade é a de número 1.510 de 20 de julho, ao mesmo tempo foram elevadas também Aiuruoca e Piumhi.

 

Efemérides de 13 de outubro em Lavras

Há 203 anos, no dia 13 de outubro de 1814, a paróquia do arraial de Lavras por alvará desta data, desmembra-se da paróquia de Carrancas, restaurando-se esta freguesia.

Há 186 anos, pelo decreto de 13 de outubro de 1831, foram elevadas à categoria de Vilas as seguintes povoações: São Manoel do Pomba, Curvelo, Tijuco, Rio Pardo, São Romão, Pouso Alegre, Formiga e Lavras. Em cada uma das vilas foram criadas Câmaras Municipais, dois juízes ordinários e um de orphão.

Há 114 anos morria depois de sofrer durante anos de uma enfermidade o capitão Evaristo José da Silva Penna, um líder conhecido e respeitado na região.

Há 78 anos assumia o comando do 8º Batalhão de Caçadores Mineiros o major João Batista Soares Júnior, que recebeu do coronel Afonso Elias Prais. Soares Júnior foi homenageado em Lavras com o nome de uma importante via pública.

Há 27 anos, por iniciativa do prefeito João Batista Soares da Silva era inaugurado no recinto da igreja do Rosário o Museu Sacro de Lavras, que teve o significativo apoio do Museu Bi Moreira, da Secretaria Municipal de Cultura, da Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal), da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e das Paróquias de Lavras.

Há 20 anos a Casa da Cultura passou a denominar-se "Sylvio do Amaral Moreira", uma justa e merecida homenagem que o prefeito João Batista Soares da Silva prestou ao grande historiador e museólogo que faleceu em março de 1994.

Há 16 anos foi lançado mais um jornal em Lavras, tratava-se do "Alô Lavras", editado por Adriano Salgado, um jornal voltado para a divulgação da cultura de Lavras e da região.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras