Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Evento /


Publicada em: 28/02/2011 18:56 - Atualizada em: 01/03/2011 11:02
Bombeiros alertam para os perigos de afogamento nesta época de carnaval
Com a chegada do feriado de carnaval, cresce a preocupação do Corpo de Bombeiros com aqueles que procuram a beira d'água para se refrescar.

     

        Foto ilustrativa

 

LAVRAS TEM Printer Home. Quer saber? Clique aqui.

O carnaval está chegando e o Corpo de Bombeiros alerta para o perigo dos afogamentos, já que muita gente procura locais de cachoeiras, rios e lagos e associam isso a bebidas alcoólicas. É preciso ser atento e tomar alguns cuidados básicos, alertam os Bombeiros em nota oficial.

Os últimos números do Corpo de Bombeiros, em Minas, são altos. Em janeiro foram 54 mortes por afogamento, dessas, duas foram em Lavras, mãe e filha. Em fevereiro, somente na primeira quinzena, 20 mortes. A maioria do sexo masculino e na faixa etária de 20 a 45 anos.

Segundo os Bombeiros, quem fizer uso de bebida alcoólica deve evitar a água. Outra regra básica de segurança é não deixar uma criança tomando conta de outra. Os pais não podem perder os filhos de vista, devem estar sempre presentes, mesmo que o local tenha águas rasas e a criança saiba nadar. No caso de crianças até 4 anos, mesmo aquelas com bóias, os Bombeiros alertam para os pais manterem a vigilância.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 85% dos casos de afogamento podem ser evitados se tomados os devidos cuidados. As principais recomendações são: nunca nadar sozinho; crianças só devem nadar sob supervisão de um adulto; não entrar na água após ingerir bebidas alcoólicas; não entrar na água após refeições pesadas; não mergulhar de cabeça sem conhecer o local; não saltar de locais elevados para dentro d'água; não se afastar da margem; se começar a chover e relampejar, sair da água; se informar antes de entrar na água sobre a profundidade, correnteza e demais características do local. Em caso de emergência ligar para o Corpo de Bombeiros que atende no 193.

Os primeiros socorros são essenciais nos casos de afogamento e devem ser iniciados ainda no local do acidente. Ao se afogar, a entrada de ar nos pulmões é fechada, o que pode resultar na morte da vítima por asfixia. Deve-se introduzir ar nos pulmões da vítima por meio de respiração boca a boca e realizar a massagem cardíaca.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras