Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Desenvolvimento /


Publicada em: 27/02/2011 19:26 - Atualizada em: 01/11/2011 20:56
Prédios abandonados em Lavras foram inaugurados em 2 de março de 1917
Uma data que deveria ser comemorada: o aniversário dos prédios da Oficina da Estrada de Ferro Oeste de Minas, na Zona Norte da cidade.

     

Prédios abandonados das oficinas da EFOM. Abaixo, destaque da dimensão da estrutura de um dos galpões . Fotos: Jornal de Lavras

 

LAVRAS TEM Esso. Quer saber? Clique aqui.

No dia 2, quarta-feira, estará fazendo 94 anos que os prédios das oficinas da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foram inaugurados. Seria motivo de festa se aquelas imponentes estruturas físicas estivessem sendo usadas para alguma coisa. O que vemos hoje é a degradação de um patrimônio público.

Os prédios foram inaugurados depois da interferência do engenheiro Agostinho de Castro Porto, diretor da Estrada de Ferro Oeste de Minas, que solicitou ao presidente Wenceslau Braz, a continuação das obras dos galpões da EFOM, paralisadas por falta de verbas. Na tarde do dia 2 de março de 1917 os prédios foram inaugurados com muita festa em Lavras.

O que vemos hoje são prédios que servem para abrigar mendigos, drogadas e esconderijo de marginais. A tentativa de reaver aqueles prédios para o município, já que o terreno foi doado pelo povo de Lavras para a construção, é antiga; a luta teve início ainda na administração do ex-prefeito Carlos Alberto Pereira. Depois disso, a prefeita Jussara Menicucci, em seus dois mandatos, vem dando continuidade à luta.

São cinco galpões que poderiam estar abrigando uma escola profissionalizante, eventos, exposições industriais, um teatro municipal, um museu e outros.

Enquanto isso, a Zona Norte sofre com a estagnação provocada pela linha férrea, com a degradação dos prédios, com o gargalo no trânsito provocado pelo pontilhão estreito, que dificulta o acesso dos automóveis.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras