Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Tecnologia /


Publicada em: 24/08/2017 23:56 - Atualizada em: 25/08/2017 13:21
Pesquisa desenvolvida na Ufla analisa bagaço de cana-de-açúcar em painéis para diminuição de ruídos
O trabalho faz parte de uma tese de doutorado

Sylvia Thais Martins e integrantes da banca da 50ª tese do DCF

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Lavras (Ufla) investiga como a fibra do bagaço de cana-de-açúcar aplicada em um painel aglomerado atua na diminuição de ruídos indesejáveis. O trabalho faz parte da tese de doutorado "Transmission loss em painéis aglomerados de bagaço de cana-de-açúcar – Saccharum officinarum L.", da estudante Sylvia Thais Martins Carvalho, formada em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A tese representa a 50ª do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira, do Departamento de Ciências Florestais (DCF), e teve a orientação do professor Fábio Akira Mori (DCF) e co-orientação do professor Giovanni Francisco Rabelo, do Departamento de Engenharia (DEG).

De acordo com Sylvia Carvalho, o ponto de partida da pesquisa surgiu da possibilidade de utilizar bagaço de cana-de-açúcar como possível substituto da madeira na fabricação de painel e aplicar esse resíduo agroindustrial no conforto termo acústico. "Os bons resultados obtidos no mestrado sobre atenuação térmica desse tipo de painel influenciaram na continuidade da investigação para a área da acústica", justificou.

Para alcançar os resultados traçados no plano de trabalho, a pesquisadora usou o método de testar o painel em câmaras de vidro temperado de tamanho reduzido para verificar sua capacidade de reter parte da energia sonora que incide sobre ele. "A escolha dessa metodologia possibilitou experimentar o painel como se fosse uma divisória, porém em um ambiente de escala reduzida ao invés de um ambiente real", explicou.

Slyvia Carvalho avalia que a pesquisa trouxe resultados positivos na medida em que houve perda de transmissão sonora nos painéis de bagaço de cana, com baixa densidade e nano partículas em suas faces. Com isso, de acordo com a estudante, foi comprovada a eficiência acústica da utilização de camada de ar e o aumento de espessura, principalmente em média frequência, na faixa de 500 a 4 mil hertz (Hz).

Dessa forma, ela acredita que, na prática, os painéis produzidos a partir do bagaço de cana-de-açúcar podem ser úteis na redução de ruídos entre ambientes. "O painel pode também vir a ser produzido no Brasil e utilizado pela indústria da construção civil para eliminar problemas causados pelo barulho em pisos e paredes divisórias de residências, indústrias, escolas, hospitais e outros locais, melhorando o conforto e a saúde auditiva das pessoas", disse.

Fonte: DCom/Ufla

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Ufla obtém resultados de excelência no Enade Agência da Copasa em Lavras voltou com o atendimento presencial, mas com restrições
   
Inaugurado na Ufla, o LabCovid, que realizará exames de diagnóstico da Covid - veja fotos Ufla, em parceria internacional, realiza pesquisa inédita sobre a reconstrução do clima da Amazônia
   
Vacinação contra sarampo para jovens e adultos em Lavras vai até o dia 30 Bombeiros de MG atenderam a 40 afogamentos nos 12 primeiros dias de outubro
.

Flashes de Notícias

.  

Blog Sabrina Cicareli:

Decoração da minha Kitnet Tudo de Bom no Os Mais Influentes Revista Elitte 2019
   
Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras