Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 08/08/2017 09:52 - Atualizada em: 08/08/2017 14:27
Ufla começa a receber imagens do satélite GOES-16
O satélite lançado no espaço pela NASA e pela National Aeronautics and Space Administration

Satélite que está enviando imagens para a Universidade Federal de Lavras (Ufla). Imagem extraída do site: nesdis.noaa.gov/GOES-16

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (DEG/Ufla) já está recebendo as imagens do GOES-16, satélite meteorológico lançado em missão pela NASA (National Aeronautics and Space Administration) e pela NOAA (National Oceanic Atmosphere Administration), que é considerado hoje o mais poderoso do mundo. 

A captação desse material só é possível porque a Ufla é uma das 25 instituições cadastradas no projeto "Geonetcast Americas", coordenado pelo CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), contando com uma estação de recepção no campus universitário.

De acordo com o professor Antonio Augusto Dantas, que acompanha a missão GOES-16 desde que foi lançada, em novembro de 2016, a Ufla já recebeu imagens de outros satélites anteriormente, mas nenhuma com a qualidade e alta tecnologia do GOES-16. "Este satélite nos fornece imagens a cada 15 minutos, com uma grande precisão de temperatura, umidade, evapotranspiração, chuvas, entre outras informações que são bastante úteis para as nossas pesquisas em agricultura. Além disso, sua localização em órbita nos é favorável: em cima da linha do equador e com foco nas Américas", explicou.

O GOES-16 é o primeiro de uma série de satélites geoestacionários desenvolvidos pela NOAA que permitem imagens muito mais nítidas e definidas. Ele conta com 16 canais espectrais e resolução quatro vezes maior que os atuais projetos do segmento.

As imagens do GOES-16 são preliminares e estão sendo submetidas a testes para verificação dos sistemas a bordo do satélite. O projeto entra em operação oficialmente em novembro de 2017, quando o satélite alcançará sua posição definitiva, a mais de 35,8 mil quilômetros da terra. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras