Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 01/08/2017 21:51 - Atualizada em: 02/08/2017 09:30
I Semana da Microbiologia foi realizada em Lavras
O Núcleo BIOMA visou mostrar a sociedade o que é a Microbiologia e de que forma ela está presente no cotidiano

O evento foi dividido em três etapas

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Foi realizada em Lavras, a I Semana da Microbiologia, um evento realizado pelo Núcleo BIOMA que visou mostrar a sociedade o que é a Microbiologia e de que forma ela está presente no cotidiano. O evento foi dividido em três etapas: I Ciclo de Palestras em Microbiologia e suas Aplicações; a exposição no Espaço Tecnológico do Mercado Municipal de Lavras sobre a Microbiologia e suas Aplicações; e uma exposição lúdica na Praça Dr. Augusto Silva.

No I Ciclo de Palestras em Microbiologia e suas Aplicações, realizado no último dia 27, estiveram presentes 55 inscritos, sendo esses alunos de graduação e pós-graduação da UFLA (Universidade Federal de Lavras) e outras universidades. Dentre os assuntos abordados nas palestras, destacou-se o grande potencial ainda não explorados na Microbiologia. "Estima-se que menos de 1% de todas as espécies de microrganismos são conhecidas, logo, ainda há muito que ser explorado e conhecido, principalmente na biotecnologia microbiana".

Os dias 28 e 29 de julho foram dias de exposição lúdica sobre a Microbiologia e suas Aplicações no Espaço Tecnológico do Mercado Municipal. Os membros do BIOMA, juntamente com membros do BIOFUNGI (Núcleo de Estudos em Biologia de Fungos), explicaram e demonstraram aos visitantes o que são os microrganismos e como os mesmos podem ser utilizados para o "bem". Foram expostos produtos com os quais os membros dos núcleos fazem pesquisas (bebidas fermentadas alcoólicas e não alcoólicas, produtos probióticos, fungos endofíticos promotores de crescimento e produtores de metabólitos de interesse biotecnológico, microalgas, e cogumelos comestíveis), além da visualização em microscópio de lâminas de leveduras e microalgas, e distribuição de cartilhas educativas. A exposição contou com o apoio da Prefeitura de Lavras, da Secretaria Municipal de Assuntos Rurais, e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Lavras.

No dia 30, os membros do BIOMA realizaram uma exposição lúdica na Praça Dr. Augusto Silva, no centro de Lavras, sobre o que são os microrganismos e como os mesmos estão presentes no cotidiano de forma benéfica.

Foram expostos diversos materiais, desde placas com meios de cultura contendo microrganismos até pequenos experimentos, que permitiram a demonstração de forma didática desses benefícios. "A retribuição veio ao ver o rosto surpreso das pessoas ao descobrir como esse mundo microbiológico faz parte do dia a dia".

A exposição contou com o apoio da Prefeitura de Lavras e da Secretaria da Cultura de Lavras.

 

Sobre o Núcleo de Estudos em Bioprospecção e Microbiologia Aplicada - BIOMA

O Núcleo de Estudos em Bioprospecção e Microbiologia Aplicada (BIOMA) tem por objetivo congregar profissionais, técnicos, professores, discentes e demais interessados e/ou que tenham atividades relacionadas ao estudo da bioprospecção de microrganismos explorando seus recursos genéticos e bioquímicos de valor comercial. Além disso, visa elaborar, executar e difundir trabalhos principalmente de extensão promovendo assim a difusão de conhecimento da Microbiologia para sociedade. As atividades do Núcleo BIOMA estão principalmente focadas no uso de microrganismos de maneira benéfica, destacando-se o emprego de leveduras na produção de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, seleção de leveduras com potencial probiótico, o controle biológico por fungos endofíticos, a produção de metabólitos de interesse biotecnológico por fungos endofíticos, leveduras e microalgas (como pigmentos, enzimas, etanol, lipídeos, carboidratos e proteínas). 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras