Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 01/08/2017 07:58 - Atualizada em: 02/08/2017 22:45
Ufla sedia Seminário Regional do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Grande
O Seminário será realizado no próximo dia 8

Hidrelétrica do Funil, na Bacia do Rio Grande (Foto extraída do site da Arcoenge)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

No próximo dia 8, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) irá sediar o Seminário Regional do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (PIRH Grande), às 8h30, no Anfiteatro 2 do Núcleo de Educação Continuada (NEC), no câmpus histórico.

A iniciativa é da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBH Grande) e, além de Lavras, promoverá mais 12 encontros em municípios das bacias afluentes.

Durante os seminários serão apresentados o prognóstico e o plano de ações do PIRH-Grande, documentos que apontam objetivos e metas de quantidade e qualidade das águas, levando em consideração as atuais e futuras demandas. Esses dois documentos compõem o plano de recursos hídricos da bacia hidrográfica e foram elaborados a partir de um amplo diagnóstico no qual foram evidenciados os conflitos e problemas relacionados ao uso, à demanda e à disponibilidade hídrica em toda a área da bacia.

Dentre os principais conflitos identificados no diagnóstico, podem ser citados: a degradação da qualidade da água, provocada pelas atividades industriais, minerárias, pelo lançamento de esgoto e mau uso do solo; erosão acentuada em toda a bacia; riscos de inundação; manejo inadequado do solo; escassez de pontos de monitoramento; e perdas no abastecimento de água em quase toda a extensão da bacia hidrográfica.

O prognóstico do PIRH-Grande estimou quatro cenários para o uso das águas na bacia hidrográfica a partir de critérios como o balanço hídrico, a identificação de áreas de conflito atuais e de potenciais conflitos futuros. Com base nos cenários propostos, o plano de ações pretende alcançar e manter a sustentabilidade hídrica e socioambiental da bacia e a sustentabilidade operacional do PIRH-Grande a partir de três componentes estratégicos, a saber: Instrumento de Gestão de Recursos Hídricos, Conservação dos Recursos Hídricos e Governança.

A bacia do rio Grande está localizada na bacia do rio Paraná, ocupando uma área de 143.437 km², situada entre os estados de São Paulo (40% da área da bacia) e de Minas Gerais (60% da área). O rio Grande tem extensão de 1.286 km, sendo o limite natural entre os estados de São Paulo e de Minas Gerais até a sua foz, quando forma o rio Paraná ao confluir com o rio Paranaíba.

Os principais afluentes do rio Grande são os rios Sapucaí, Pardo, Turvo, Verde, Capivari, Sapucaí-Mirim e Mogi Guaçu, pela margem esquerda; e os rios Jacaré, Santana, Pouso Alegre, Uberaba, Verde (ou Feio) e o rio das Mortes, pela margem direita. 36,2% dos corpos hídricos superficiais da bacia estão sob domínio do estado de São Paulo, 51,4% sob domínio do estado de Minas Gerais e 12,4% sob custódia da União.

Fonte: Ascom/Ufla

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras