Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 28/07/2017 16:00 - Atualizada em: 29/07/2017 14:44
Programa de combate à exploração sexual vira política pública em Ijaci
Iniciativa foi idealizada pela InterCement e pelo Instituto InterCement, em parceria com o Instituto Childhood Brasil

Praça principal de Ijaci

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O município de Ijaci acaba de garantir por lei a realização anual da Semana Na Mão Certa, iniciativa idealizada pela InterCement, em parceria com o Instituto Childhood Brasil, que visa combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O projeto foi aprovado pela câmera municipal daquela cidade, que institui a Semana da Mão Certa como parte do calendário do município.  A conquista é resultado dos esforços da equipe de Logística da InterCement na unidade de Ijaci, que há sete anos organiza o evento para chamar atenção da sociedade para o problema e incentivar a denúncia de casos de abusos pelo Disque 100.

Segundo José Alicio Maia Barreto, gerente da unidade de Ijaci, o programa Na Mão Certa tem contribuído para maior conscientização e disseminação de informações para a população local. "Ao longo dos anos, foi perceptível ver o crescimento no envolvimento dos motoristas, principal público-alvo da ação. Inclusive, tivemos muitos registros de denúncias de abusos feitas por pessoas sensibilizadas pelo programa", comenta Barreto.

A lei garante a contribuição da prefeitura com recursos humanos e financeiros, além de proporcionar uma maior divulgação do evento, e estabelece a obrigatoriedade da realização da Semana Na Mão Certa na última semana do mês de novembro de cada ano. A prefeitura poderá realizar um evento com proporções que abranja toda a cidade, incluindo também as escolas municipais.

O Instituto InterCement dá suporte em materiais, informações e linhas gerais de atuação para que a estrutura de voluntariado de cada unidade de produção possa desenvolver ações voltadas a sensibilizar e educar grupos que têm capacidade de serem agentes transformadores e, assim, atuar de forma efetiva para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

As atividades são realizadas durante uma semana e buscam garantir que a mensagem chegue aos motoristas de caminhão, grupo foco do programa, que podem atuar como verdadeiros protetores dos direitos das crianças e adolescentes ao agirem como denunciadores ativos de abusos que possam vir a testemunhar em sua rotina nas estradas. Há, ainda, ações dirigidas para envolver diretamente crianças e adolescentes, com a realização de palestras educativas em escolas públicas.

Um relatório da Childhood sobre violência sexual na infância publicado em setembro de 2016 revela que, entre 2012 e 2015, foram registrados mais de 157 mil casos de violência sexual (que engloba tanto a exploração quanto o abuso) de crianças e adolescentes.

Sobre o Programa na Mão Certa

Em 2016, o Na Mão Certa teve como marco a décima edição do programa. Ao longo desse período, mais de 132 mil pessoas foram sensibilizadas pela importância do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A primeira versão do programa ocorreu em 2007, nas unidades de Pedro Leopoldo – MG e Santana do Paraíso – MG, contabilizando 4.214 adesões. Em 2010, a InterCement assinou o Pacto Empresarial em prol da causa e o programa foi agregado ao calendário oficial da empresa.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras