Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 26/07/2017 16:55
Pais de aluna do Proerd disseram que programa foi marco na vida da estudante
O Proerd orienta crianças, pais e professores sobre os perigos da droga e das armadilhas dos traficantes

Aluna da CNEC Fernanda Alves Silva, de 11 anos, que foi autora da melhor redação da CNEC e uma das melhores de Lavras. Foto: Jornal de Lavras

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), uma adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education, é um projeto através do qual policiais militares, fardados e treinados, desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência nas salas de aula de escolas da cidade.

Neste mês de julho, 600 alunos de ensino fundamental de Lavras receberam seus diplomas de conclusão do Proerd numa solenidade no ginásio poliesportivo do 8º Batalhão. O Proerd envolve a escola, a família dos estudantes e a Polícia Militar no enfrentamento à prática da violência e ao uso de drogas. Os alunos do ensino fundamental estão numa idade vulnerável, eles são "presas fáceis" dos traficantes e aliciadores e é exatamente isso que o projeto faz: orientar crianças, familiares e professores sobre os perigos que rodeiam as crianças.

O trabalho foi desenvolvido pelos instrutores cabo Eduardo de Oliveira Rodrigues, soldado Duanes Conceição Marques e a soldado Paula Bethânia Vieira Silva, os instrutores contaram também com a ativa participação dos professores das escolas envolvidas no projeto, eles foram os divulgadores das idéias do programa para os estudantes.

O Proerd foi aplicado em parceria nas escolas e direcionado para crianças de 9 a 12 anos.  Durante um trimestre letivo, o programa atendeu as crianças no 5º ano, antiga 4ª série do Ensino Fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias para manterem-se longe desse mal.

A solenidade de formatura do Proerd foi realizada nos dias 10 e 11 de julho, quando também foram premiados alguns alunos que se destacaram em um concurso de redação: "O Proerd em Minha Vida". As escolas apresentaram as melhores redações de seus alunos e uma das redações premiadas foi da aluna Fernanda Alves Silva, de 11 anos, ela é aluna da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) e sua redação foi a melhor daquele educandário e foi eleita uma das melhores de Lavras (a melhor do seu dia de formatura).

Fernanda recebeu medalha e alguns prêmios. Para os pais da estudante Fernanda, o Proerd representou um marco na vida estudantil e nesta fase da vida da garota. "Nós só temos que agradecer ao Proerd e seus instrutores", disse Maria Inácia Alves Silva, mãe da menina.

Um dos momentos marcantes da solenidade foi o juramento solene dos formandos, prometendo aos pais à escola e à comunidade, ficarem longe das drogas e da violência. 

A aluna Fernanda foi convidada a ler sua redação na solenidade de formatura. Clique no play para ver o vídeo:

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras